revista solaris

O terrível hábito de Elon Musk

Elon Musk, CEO de empresas como Tesla e SpaceX, revelou ter um hábito terrível: a primeira atividade do seu dia é conferir os recados e as notícias no celular.

Ele contou sobre seu costume matutino para o canal Full Send Podcast. E ele não é único. Muitas pessoas compartilham do mesmo hábito.

Cientistas não recomendam começar o dia dessa maneira. Ao despertar, a pessoa abandona o estado de sono devagar e, nesse ínterim, suas ondam mentais mudam. Nessa etapa, o cérebro elabora ondas Alfa.

O estado Alfa é um tempo ideal para imaginação, meditação, visualização, memória, aprendizagem e concentração.
Quando começa o dia com o telefone, a etapa intermediária do estado Alfa é perdida, o que provoca aumento de níveis de estresse e de depressão.
Este estado é importante pela capacidade de ativar o poder mental. São ondas que conseguem programar a mente para se ter êxito.

Por essa razão, a melhor forma de seu cérebro iniciar o dia é pelo estímulo de atividades meditativas e espirituais ou mesmo físicas. É o que o ajuda a se preparar para ser ativo e produtivo nas atividades cotidianas.

Elon Musk explicou que combate este hábito nocivo praticando esportes, pois isso dispensa o uso dos pensamentos.

No Solaris, ter na rotina nossa prática matinal é obrigatório. Ela inclui meditação (que varia conforme o nível de estudo do aluno), entoação de mantras, exercícios de respiração, diversas massagens e ginástica. Tem duração mínima de 30 minutos. Para os alunos avançados, a prática pode demorar bem mais.

Aprendemos também a prática noturna. Ela começa com a limpeza mental, que consiste em eliminar resíduos de situações profissionais ou pessoais vividas durante o dia que geraram emoções negativas. Existem técnicas específicas para esvaziar o cérebro, para se livrar do lixo mental acumulado e deixar a cabeça livre para dormir bem, sem pesadelos. Após a limpeza mental, fazemos atividades de relaxamento e meditação, como uma forma de se despedir do dia.

Essas rotinas são extremamente úteis e se tornam um costume enraizado, mas elas só funcionam quando a pessoa introduz anteriormente três hábitos essenciais.

1º HÁBITO: USO DA ESPIRITUALIDADE PRÁTICA
2º HÁBITO: MANUTENÇÃO DA INDEPENDÊNCIA ENERGÉTICA DURANTE O DIA
3º HÁBITO: LUTA CONTRA ACOMODAÇÃO E CAMINHO DO GUERREIRO

O curso Criação e Fixação de Novos Hábitos foi criado para munir o aluno das ferramentas necessárias para adquirir e aprender a usar esses três hábitos que levam à lembrança de si e da necessidade das práticas matinais e noturnas.

Sofia Mountian
Sofia Mountian dispensa maiores apresentações – criadora da Teoria da Abrangência, fundadora do Instituto Solaris, presidente da ONG Solaris e uma das sócias da Plênita Consultoria. Sofia, no intuito de esclarecer dúvidas sobre a Teoria da Abrangência, o crescimento do ser humano e assuntos de interesse dos solarianos, escreve mensalmente na Revista Solaris.
Compartilhe:

veja também

edições anteriores

outros títulos do autor

Estresse e progresso

Estresse é uma reação natural do organismo diante de alguma situação de perigo ou ameaça.

Hard e Soft Skills

A Teoria da Abrangência apresenta modelos de autoconhecimento extremamente válidos para a adaptação do ser

Espelho, espelho meu…

“Espelho, espelho meu, existe alguém mais bonita do que eu?” Eis a famosa fala da

Rosita

Encontrei no Instagram uma história curiosa. Uma senhora (não sei o nome, mas com aparência