revista solaris

Pensamentos

Por que temos tantos pensamentos, tanta coisa na cabeça, a cabeça tão cheia, e mesmo assim temos dificuldade de expressá-los ou de transcrevê-los? Pensamentos ou conversas com nós mesmos, uns atropelando os outros, dificultando distingui-los e colocá-los em uma sequência lógica, se é que existe alguma lógica nisso.

Neste assunto sou mestre, estou falando de mim mesmo, esses pensamentos não são de agora. Desde que me conheço por gente, eles existem, obviamente não são os mesmos, ainda bem, mas por que tanta dificuldade em deixar a cabeça livre de pensamentos?

Houve fases muito complicadas, reconheço diversos motivos (ex.: idade, enfermidades etc.). Em alguns períodos, ficamos impossibilitados de fazer coisas de que gostamos e que certamente iriam auxiliar em nos manter com a cabeça leve, limpa, livre de pensamentos.

Os pensamentos nos atrapalham, nos confundem, tiram nossa concentração, dificultando o nosso desenvolvimento; causam ansiedade, dificultam iniciar o sono, também podem causar insônia na madrugada.

Ocupar-se:
Ocupar a mente, lendo um bom livro, estudando, meditando, passeando, viajando, praticando esporte, exercitando, praticando um hobby, fazendo coisas de que gosta, encontro com a família, esposa, filhos e netos, até mesmo trabalhando no que gosta.

Dormir cedo, atendendo às indicações que o corpo lhe dá sobre o momento de recolher-se para repousar.
Antes de dormir, tome um banho para relaxar e acalmar o corpo e a mente.
Evite utilizar o aparelho celular e outros aparelhos eletrônicos após o início do recolhimento.
Faça uma meditação para limpeza do seu dia e criação de um estado de serenidade.

Para auxiliá-los na meditação, segue abaixo texto sobre o tema já publicado na Revista Solaris:

Nosso objetivo é introduzi-los na “meditação”, apresentar esta ferramenta simples e ao mesmo tempo poderosa, sem contraindicações.
A meditação é uma prática milenar presente na maioria das civilizações, inclusive sendo utilizada por todas as religiões.
Meditar desperta o potencial energético existente em cada um de nós e que é pouco utilizado.
A meditação atua no nosso corpo físico e no nosso corpo astral, permitindo-nos vivenciar o presente e a realidade objetiva.
Existem vários tipos de meditação, mas aqui vamos tratar da meditação na posição sentada. Para iniciar, nos acomodamos numa cadeira, com a coluna ereta, as pernas relaxadas e os pés apoiados no chão (também podemos fazê-la sentados direto no chão ou em uma almofada, na posição de lótus). Fechamos os olhos e vamos serenando, deixado nossa expressão do rosto relaxada, observando a nossa respiração, que deve ser tranquila e ao mesmo tempo profunda:

  • inspirando pelo nariz, sentindo o ar passar pela garganta, pelos pulmões, e descendo até o abdômen; após isso, espiramos o ar pela boca, sentido esvaziar o abdômen, os pulmões e, assim, repetimos este ciclo; vamos percebendo que nosso corpo se acalma e nossa mente vai ficando vazia de pensamentos, eliminando as tensões e o estresse, proporcionando bem-estar.

Durante a prática, mantenha a concentração no ponto Hara (quatro dedos abaixo do umbigo, no meio do copo); o Hara é um excelente depositório para os pensamentos inúteis que podem surgir ao longo da meditação.

A meditação é uma poderosa ferramenta que o auxilia no contato consigo mesmo, permitindo que você se conheça melhor, e auxilia a elevar o seu nível de consciência. E não é só isso: através da meditação, conseguimos fazer a limpeza dos nossos corpos: físico, astral e mental. Também podemos, ao meditar, enviar energias positivas, de limpeza ou de cura, para nossos entes queridos. E podemos fazer o mesmo por nossa cidade, estado, país e planeta.

A meditação:

  • aumenta a concentração, produtividade e segurança;
  • desperta a motivação;
  • desperta a paz interior;
  • eleva a espiritualidade;
  • amplia nossa compreensão da realidade;
  • faz uma limpeza energética;
  • promove o bem-estar;
  • reduz e/ou elimina o estresse.

No Instituto Solaris, encontramos este conhecimento e também o suporte e as ferramentas para ajudar em nosso caminho evolutivo.

22.05.23

Fonte: https://institutosolaris.com.br/cat/revista-solaris/

Antonio Carlos Silva dos Santos
Formado no Solaris, é Sacerdote Solariano e membro do Grupo do Ritual da Árvore. Engenheiro Industrial Mecânico e Engenheiro de Segurança do Trabalho, com pós‐graduação em Gerência de Produção e em Engenharia de Segurança do Trabalho. Membro da APAEST (Associação Paulista de Engenheiros de Segurança do Trabalho). Foi conselheiro do CREA‐SP na Câmera de Engenharia Mecânica e na Câmara de Engenharia de Segurança do Trabalho (como suplente).
Compartilhe:

veja também

edições anteriores

outros títulos do autor