revista solaris

Pés limpos

O que fazer com aquele desagradável odor nos pés? O bom e velho vinagre, cujo principal componente é o ácido acético, é um poderoso antifúngico natural.

Conhecido desde a Antiguidade, o vinagre (do francês, vinaigre, ou seja, vinho azedo), produzido por uma fermentação bacteriana, tem diversos usos e aplicações. Há inúmeros estudos sobre sua obtenção, como os feitos por Pasteur no século XIX, e sobre seus benefícios – tema de muitas pesquisas atuais. Os estudos desenvolvidos pelo médico naturalista D.C. Jarvis na década de 1950, por exemplo, tornaram-se muito populares. Jarvis atribui ao uso de vinagre de maçã natural, misturado a açúcar mascavo e água, uma melhoria geral na qualidade de vida, retardando a produção de radicais livres, os grandes responsáveis pelo processo de envelhecimento. A função fungicida e antisséptica do vinagre também é conhecida e aplicada há séculos, os romanos, por exemplo, já o usavam para purificar alimentos e esterilizar as mãos.

Então, juntemo-nos à tradição, de pés limpos:

Umedeça um pedaço de algodão com vinagre, de preferência branco, e passe-o nos pés, especialmente entre os dedos. Depois, seque muito bem toda a região. Os calçados também podem ser higienizados com o uso de uma escovinha ou mesmo borrifados com vinagre. Depois, deixe-os secar ao sol.

Maria Bovè Martinez
Solariana, profa. de português, podóloga e terapeuta corporal da linha reichiana.
Compartilhe:

veja também

edições anteriores

outros títulos do autor

Melancia

Se você quer uma fruta refrescante para a época de calor, como agora, não dispense

Na dúvida, agrião

Sempre que estiver na dúvida ao comprar os ingredientes de sua salada, dê preferência ao

Mexa-se

O exercício físico contribui para o bem-estar, a saúde mental, o bom funcionamento do coração

Sementes de abóbora

As sementes de abóbora (nome científico: cucurbita maxima) são excelentes fontes de nutrientes e ricas