Este mês apresento um tratamento muito simples, mas cujos resultados são realmente surpreendentes. Acredite: você precisará apenas de uma toalha quente. Um exemplo de sua eficácia testado por mim: basta colocar uma toalha quente na nuca para sentir melhorar a dor de cabeça, a tensão nos ombros, a dor de dente e a fadiga.
Dr. Kuniaki Imoto, o criador da técnica, trabalha em pesquisas sobre equilíbrio corporal, prevenção e autodefesa na província de Yamagushi, no Japão, faz 40 anos. Ele orienta há mais de 30 anos seus pacientes, que mantêm a sua saúde e a de seus familiares sem depender exclusivamente de médicos.
A aplicação da toalha quente ao corpo cria um processo de aumento e diminuição da temperatura, estimulando a autodefesa do organismo e desenvolvendo sua resistência a vários tipos de ataques. Por esse motivo o procedimento ajuda a sanar diversos problemas que nos incomodam, sem a necessidade de sempre recorrer a profissionais.
Como preparar a toalha
Há duas maneiras de se preparar a toalha.
Método 1: esquente água numa panela e coloque nela uma toalha grossa de rosto dobrando-a 4 vezes e depois uma última pela lateral. Esprema-a de leve para tirar o excesso de água – cuidado para não queimar a mão, use uma luva de borracha.
Método 2: coloque a toalha umedecida e dobrada – a forma de dobrá-la é a mesma do método 1 – no forno de micro-ondas e deixe-a aquecer por 1h30.
Aplicando a tolha sobre a nuca
Coloque a toalha quente sobre a nuca, abaixo do osso saliente, e segure-a no local por 3 a 4 minutos. Quando a toalha começar a amornar, leve-a de volta à panela e repita o procedimento. Faça entre 2 e 4 compressas por sessão. Deve haver um intervalo de 8 horas entre as sessões.
A explicação do Dr. Imoto ao êxito do procedimento é a de que no ponto da nuca onde a toalha é colocada localizam-se os nervos centrais da manutenção da vida do corpo, ligados ao processo da respiração, ao espirro, à tosse, ao suor, à circulação, ao equilíbrio do aparelho digestivo e urinário etc.
Em caso de febre, ao aplicar a toalha quente sobre a nuca, a temperatura no início vai aumentar, mas isso acontece para que nosso organismo possa eliminar o vírus. Depois de 3 a 4 aplicações, a temperatura normaliza, sem agravar a gripe ou qualquer outro problema que tenha causado a febre.
Usos específicos
A regra básica de aplicação da toalha quente é: 2 a 3 sessões diárias, sendo que a sessão consiste em 2 a 4 compressas de 3 a 4 minutos cada, ou até a toalha amornar. As pequenas diferenças na utilização, quando houver, serão apontadas caso a caso.
Pressão alta
Coloque a toalha quente no meio das costas, na região da omoplata, 1 vez ao dia. Deixe a toalha agir por 4 a 5 minutos e repita a aplicação entre 3 e 5 vezes, totalizando cerca de 20 minutos. A pressão vai normalizar entre 1 semana e 10 dias.
Diabetes
Faça o mesmo processo do item anterior, mas 2 vezes ao dia – de manhã e de noite. Conforme um depoimento publicado na revista japonesa Sookai, um homem de 42 anos deixou de usar insulina depois de um mês de aplicações das compressas. Antes ele estava sempre muito cansado; os olhos, amarelados; e a insulina era usada diariamente. Então começou com as aplicações da toalha quente 2 vezes ao dia. Depois de um mês já se sentia muito melhor, e a saúde normalizou a ponto de o tratamento com a insulina não ser mais necessário a ele.
Alergias em geral
Coloque a toalha em volta do pescoço e também sobre o local da coceira até acalmá-la. Mantenha o tratamento por 1 a 2 meses. O uso da toalha cria a capacidade de autodefesa no organismo e ajuda a eliminar os efeitos colaterais provocados pelos remédios convencionais.
Asma
Quando estiver numa crise de asma, coloque a toalha quente sobre o peito, na região da clavícula. Como prevenção, aplique também nas costas, do meio para cima, até seu organismo adquirir resistência.
Constipação
Coloque a toalha quente sobre o abdômen esquerdo, na parte inferior, e o intestino será ativado.
Fígado cansado
Quando se exceder na bebida ou na comida – muita gordura e fritura, por exemplo –, aplique a toalha sobre o plexo solar, do lado direito da costela.
Cistite
Aplique a tolha sobre o baixo ventre, no local onde sente dores. Quando colocada no osso sacro, a bacia é fortalecida.
Cálculo renal
Coloque a toalha quente bem atrás da cintura durante mais ou menos uma semana, apesar de os resultados poderem ser sentidos em até menos tempo (vai depender do seu empenho).
Vista cansada
Coloque a toalha quente sobre os olhos fechados. O procedimento melhora também a miopia, o astigmatismo e outros problemas da vista.
Derrame, infarto
As pessoas que tiveram esses problemas devem aumentar a capacidade de o corpo se defender para evitar novas ocorrências. Use a toalha sobre a nuca e base do pescoço 1 vez por dia (2 a 4 compressas de 3 a 4 minutos cada, ou até a toalha amornar). Faça o tratamento por 2 a 3 meses.
Dores lombares e nos joelhos
Coloque a toalha sobre o local mais afetado 2 vezes ao dia (sessão de 2 a 4 compressas de 3 a 4 minutos cada, ou até a toalha amornar). Faça o tratamento até se sentir equilibrado.
Insônia
Coloque a toalha quente sobre o peito antes de dormir (2 a 4 compressas de 3 a 4 minutos cada, ou até a toalha amornar).
Dores de estômago e vesícula
Aplique a toalha sobre o plexo solar.
Conforme os depoimentos registrados na Sookai, as pessoas que usaram a toalha quente obtiveram resultados sempre positivos contra males diversos, tais como: depressão, problemas auditivos, enxaqueca, problemas de visão, cólicas menstruais, torcicolo, dores musculares etc.
De modo geral, para qualquer incômodo, deve-se aplicar a regra básica de 2 a 3 sessões diárias (sessão de 2 a 4 compressas de 3 a 4 minutos cada, ou até a toalha amornar) por até 6 meses. Isso ajudará a criar resistência física e psíquica e uma atitude independente para com os tratamentos de saúde. Mas, claro, é sempre importante ter um profissional competente a quem recorrer em caso de necessidade.
Como em qualquer tratamento, é importante ter persistência, curiosidade de conhecer-se e de entender-se e, sobretudo, querer curar-se.
A técnica inovadora do Dr. Kuniaki é mais uma descoberta em favor do conhecimento de si e da independência pessoal. Afinal, é disso que trata a liberdade do indivíduo, não?
Desejo a todos um ano feliz, livre e equilibrado.
Feliz 2011!