Projeto Educacional Viver Livre

Responsáveis pela aplicação da Teoria da Abrangência no campo da educação, Sofia Mountian, Célia Miraldo, Márcia Brito e Vera Moretti desenvolveram o Projeto Educacional Viver Livre, destinado à formação de adolescentes, com o objetivo de ajudá-los a enfrentar o cotidiano da vida moderna, que cada vez mais força a fragmentação do ser humano. O projeto também contempla a formação de professores, que aprendem a melhor forma de desenvolver esse trabalho com seus alunos.
O Viver Livre apresenta uma proposta de escola mais eficiente, cujo foco é a preparação do jovem para a vida adulta de forma íntegra, isto é, suavizando as fragmentações dos dias atuais. A proposta é possibilitar que o indivíduo (professor ou aluno) tenha a percepção da fragmentação e capacitá-lo para descobrir naturalmente sua vocação profissional.
Além da produção de vídeos interativos, o projeto traz três cursos para adolescentes: Eu Sou, Ouvindo a sua Voz e Dom – Vocação – Profissão, que serão ministrados na sede da ONG.
O Eu Sou tem cinco horas de duração e traz o modelo de funcionamento da Realidade Objetiva. Com isso, os cinco conceitos de convivência são introduzidos: “A realidade não é boa nem má”; “A lembrança da palavra dada”; “O que aprendi hoje”; “Respeitar o outro só é possível quando se respeita a si próprio”; “A igualdade é sempre possível quando existe participação”.
O Ouvindo a sua Voz, com dez horas de duração, tem como finalidade introduzir o processo de comunicação, que é capaz de criar um produto intelectual, algo essencial nos dias de hoje. Trata também da manutenção do movimento desse processo por meio de oito paradas e do combate aos inimigos da comunicação.
O Dom – Vocação – Profissão, também com dez horas de duração, introduz uma nova visão sobre a escolha profissional, que ajudará o aluno a conhecer quais são os principais produtos da sociedade, a aprender a discernir os três tipos de comportamento e a optar por um caminho profissional adequado a ele.
Além disso, a ONG Solaris irá trabalhar com as Secretarias de Educação e outras autoridades educacionais a fim de obter autorização para habilitar professores.
Os cursos têm duração de 5 horas.

Eu Sou

Quando compreende a estrutura da realidade objetiva, o participante percebe a importância de ajustar o “eu quero” com o “eu tenho que”, assim como da expressão correta de suas escolhas. O curso apresenta um conjunto de conceitos e princípios para levar o aluno a adquirir autocontrole, descobrindo realmente quem é e como olhar para a realidade, com a perspectiva de contribuição pessoal para a transformação dela. Em outras palavras, desenvolve-se uma cidadania de modo concreto.

Ao final do curso, o aluno será capaz de:

  • Conhecer o modelo de funcionamento da Realidade Objetiva;
  • Aplicar os cinco conceitos de convivência na Realidade objetiva;
  • Reconhecer a estrutura interna da realidade subjetiva;
  • Identificar a interferência da realidade subjetiva na Realidade Objetiva.
Ouvindo sua voz

Ao se comunicar de modo eficaz, o participante consegue se envolver adequadamente nas diferentes realidades de que faz parte. Para tanto, é fundamental que aprenda a reconhecer os fatores que facilitam ou dificultam sua comunicação e o seu movimento na realidade. Este curso inclui a aplicação de um questionário desenvolvido segundo os pressupostos da Teoria da Abrangência que permite a identificação das características da comunicação de cada aluno.

Ao final do curso, o aluno será capaz de:

  • Identificar o modelo de funcionamento da realidade objetiva;
  • Conhecer a comunicação dentro do modelo proposto;
  • Manter o movimento do processo de comunicação por meio de oito paradas;
  • Reconhecer e combater os inimigos da comunicação.
Dom-Vocação-Profissão

Reconhecendo seus potenciais e sua posição na realidade, o participante reflete sobre a escolha da profissão de modo mais sereno. Para isso, utilizam-se jogos cujos resultados são analisados de modo personalizado, permitindo ao participante verificar seu potencial na profissão escolhida e identificar sua contribuição pessoal em qualquer realidade.

Ao final do curso, o aluno será capaz de:

  • Identificar uma nova visão sobre a escolha profissional;
  • Conhecer os três principais tipos de produto da sociedade;
  • Reconhecer os três tipos de comportamento pessoal;
  • Definir a escolha profissional, conforme critérios estabelecidos.