revista solaris

Propriedades do gergelim

Gergelim, também conhecido como sésamo, é uma planta herbácea cultivada desde tempos antiquíssimos, e por isso o local de sua origem é impreciso – alguns relatos apontam para a África, outros para a Ásia. O que se sabe ao certo é que seu uso e cultivo perpassam séculos e continentes, sendo que das suas sementes oleaginosas que consumimos são extraídos óleo e farinha. Sei que todos conhecem o gergelim, mas talvez poucos saibam que sua importância vai muito além de incrementar o visual de pães e biscoitos.

As sementinhas são uma fonte de alimento pra lá de saudável por causa de uma combinação muito eficiente: funcionalidade, sabor e nutrição, fazendo desse grãozinho um poderoso aliado do corpo, tanto para quem quer manter a forma como para os que desejam ter uma dieta equilibrada e o organismo saudável.

Muitos especialistas afirmam que o gergelim ajuda a eliminar a acidez do sangue, faz bem para a pele e exerce ação positiva na atividade cerebral. O grão possui alto teor de cálcio, fósforo e ferro, além de vitaminas do complexo B.

Para quem quer perder uns quilinhos, o gergelim é também uma ótima pedida. Como toda semente, possui alta concentração de fibras, o que auxilia o funcionamento do intestino. O consumo do grão ainda aumenta a sensação de saciedade, tirando a vontade de comer, porque tem uma carapaça de nutrientes que precisa de um tempo considerável para ser quebrada antes de ser absorvida pelo corpo. Além disso, juntamente com a soja, o gergelim é o vegetal mais rico em lecitina. A lecitina é um poderoso emulsionante que facilita a dissolução das gorduras em meio aquoso.

O consumo do gergelim é sempre favorável – misturado com o arroz, na torrada integral, ou mesmo no tahine − mas o melhor é comer o grão in natura. E vai uma dica para as formiguinhas: à noite, deixe de molho 2 colheres de café de gergelim num copo com água. No dia seguinte, bata tudo no liquidificador e tome imediatamente. Isso vai ajudar a lidar com o desejo incontrolável de doces.

Então, o que está esperando? Inclua mais essa dica na sua dieta e aproveite todos os seus benefícios, assim como todos os dias do ano que vem chegando. Com saúde e bem-estar.

Maria Bovè Martinez
Solariana, profa. de português, podóloga e terapeuta corporal da linha reichiana.
Compartilhe:

veja também

edições anteriores

outros títulos do autor

Melancia

Se você quer uma fruta refrescante para a época de calor, como agora, não dispense

Na dúvida, agrião

Sempre que estiver na dúvida ao comprar os ingredientes de sua salada, dê preferência ao

Mexa-se

O exercício físico contribui para o bem-estar, a saúde mental, o bom funcionamento do coração

Sementes de abóbora

As sementes de abóbora (nome científico: cucurbita maxima) são excelentes fontes de nutrientes e ricas