A 4ª dimensão abrange um movimento com uma finalidade clara no tempo – essa dimensão não existe sem o tempo. Um exemplo fácil é a elaboração de qualquer produto. Passamos obrigatoriamente pela necessidade de elaborar e executar um projeto e depois de materializar a unidade, que pode ser comercializada ou não, conforme a vontade do seu criador. Ou mesmo pensando em nossa vida, que é marcada pelo tempo – vai do nascimento até a morte.
Hoje a humanidade vive bastante a 4ª dimensão, o próprio estilo de vida das grandes cidades força essa situação. Estamos em movimento, correndo rapidamente, porque na cidade não conseguimos mais viver sem isso. A 4ª dimensão também tem leis próprias. Ela permite a existência da 3ª dimensão através de formas acabadas e materializadas. A construção de um prédio é um processo, com diversas formas materializadas, cuja visibilidade desaparece no produto final. É impossível ver a fundação, embora ela seja uma etapa materializada, parte integrante do prédio.
A 4ª dimensão é representada por um Processo Dinâmico de mudança permanente, encadeada, de uma forma à outra, através do tempo e direcionada a um Produto Final. Essa passagem por sucessivas modificações permite a materialização externa de seu Produto.
Qualquer processo envolve o movimento contínuo de suas atividades, cuja velocidade varia. Tudo, no entanto, está em permanente transformação. Quando um processo para, ele morre. Quando a morte não acontece, é porque outro processo entrou para dar cobertura.
O processo é representado por 3 ciclos. O símbolo de cada ciclo é uma cruz de braços iguais, cujo movimento giratório periódico mantém a energia básica do fenômeno. Cada braço da cruz tem o seu significado, que vamos detalhar em seguida, após tratar de aspectos mais gerais.
Todos os processos têm três ciclos interligados numa única missão: a de não interromper o movimento conjunto, fundamental para a sua existência. Os ciclos não têm condições de sobrevivência independente no meio ambiente. Neste movimento, cada ciclo tem a sua forma de realização e seu objetivo específico.
Podemos dizer que o sistema é o conjunto de atividades que consegue produzir um produto. O funcionamento do sistema é possível com a existência de 3 processos: de ação, de motivação e de comunicação. Cada processo tem a sua função e sua finalidade, que é voltada para elaborar o produto correspondente. Segue abaixo o Modelo da 4ª Dimensão, ou seja, dos processos.