A 5ª dimensão é a dimensão da energia criativa ou da energia de conteúdo, que, por sua vez, vai desenvolver a possibilidade de uma existência inovadora.
Quando um escritor, por exemplo, está escrevendo um livro, só ele conhece o tema e as personagens. A manutenção desse conteúdo é feita pelas respostas às condições externas, que voltam para a 5ª dimensão. Como resultado, algumas personagens podem morrer no decorrer da história, enquanto outras surgem. É possível perceber o conteúdo estando-se na 5ª dimensão e sentindo-a como uma energia que prende a atenção à história. Por isso chamamos de energia de conteúdo.
Este exemplo mostra a grande importância da sobrevivência do livro. A 5ª dimensão tem esta fantástica característica. Não importa o momento nem a personagem. O que vale é a permanência da história. A 5ª dimensão vai disponibilizar o lugar e o público para permitir a existência do livro. Podemos afirmar que a vida do produto está nas mãos da 5ª dimensão. Este produto pode ser um livro, uma caneta ou mesmo um ser humano.
A tecnologia moderna está nos levando a esse mundo. O uso de determinado equipamento não implica a compreensão do seu funcionamento, mas da sua utilidade prática. Quem usa o equipamento enxerga somente este aspecto. O fabricante, por exemplo, tem um objetivo muito maior: ele cuida da existência deste tipo de equipamento.
Normalmente a 5ª dimensão aparece como imagens, sensações e capacidade de prever fatos.
Evidentemente, para vivenciá-la, não se pode enxergar nada fragmentado. É como quando falamos da memória, tudo o que aconteceu em nossas vidas está lá arquivado.
Ao entrar em crise por ter perdido algo, a pessoa se desgasta muito. Ela não entende o que significa essa situação em relação à sua vida, por isso sofre um desgaste muitas vezes exagerado ou desnecessário. Enquanto sofre, não consegue ter energia para dar um “salto” para a 5ª dimensão, onde terá uma visão de conjunto, onde está exatamente a sua riqueza, a fonte da sua energia vital. Nesta dimensão, estão todas as coisas, as imortais e as mortais e passageiras, que nos parecem tão importantes.
A Teoria da Abrangência permite o estudo da 5ª Dimensão através de uma ferramenta chamada Matriz Multidimensional.