revista solaris

Receitas ideais para o seu bem-estar

Este mês, trarei algumas receitas que ajudam a manter a saúde com mais qualidade e disposição no nosso dia a dia tão estressante e conturbado. As receitas são simples e práticas, mas os resultados surpreendentemente positivos. Vamos a elas?

Suco de Maçã e Cenoura
(tomar em jejum)

Ingredientes: 2 cenouras médias e 1 maçã grande, todas com casca. Lave-as bem com uma escova, passe-as na centrífuga e tome o suco logo em seguida. Se for muito para ingerir de uma vez, acrescente limão e tome aos poucos.
Este suco pode ser utilizado como apoio a todos os tipos de tratamentos, das doenças mais simples às mais graves.

Segundo o Dr. Yuki Ishihara, dono de uma importante clínica de saúde em Shizuoka, província do Japão, o importante é eliminar o excesso de comida que as pessoas atualmente ingerem por puro descontrole. Só em jejum pode se perceber melhora na obesidade, diabetes, arteriosclerose, derrame, pressão alta, disfunção renal, hepática, etc.

Sopa de Cebola

Ingredientes: 200g de cebola e 100g de repolho, cortados bem fino, 1l. de água (ou, se preferir, caldo de carne ou frango), sal e pimenta a gosto.
Numa panela coloque a água, ou o caldo, espere ferver e então acrescente a cebola e o repolho. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e cozinhe por 30 minutos. Tempere com sal e pimenta. Esta receita é suficiente para uma semana. Conserve a sopa na geladeira. É recomendável tomar uma xícara por dia.

Esta sopa é depurativa por conter várias composições químicas e minerais que equilibram os aparelhos circulatório, respiratório e digestivo, além de ajudar na prevenção de derrames, AVC, diabetes, colesterol, obesidade, vista cansada, dores nas juntas, entre outros.

Conserva de Alho no Vinagre

Ingredientes: 1kg de alho descascado, 1kg de açúcar (mascavo, demerara, etc.), 2l. de vinagre de maçã ou balsâmico.
Coloque todos os ingredientes num pote grande de vidro de boca larga. Lacre-o bem e o mantenha fechado durante dois meses. Após esse período, a conserva está pronta. O alho fica crocante e sem cheiro forte – a receita pode ser usada por aproximadamente seis meses. A conserva pode ser ingerida diretamente, tome um cálice do vinagre, ou utilizada como tempero para saladas. É recomendável consumir  de dois a três dentes de alho ao dia.

Se quiser testá-la antes, a receita pode ser preparada em quantidade menor. O procedimento é o mesmo, basta fazê-lo com 200g de alho, 200g de açúcar e 400ml de vinagre de maçã, de arroz ou balsâmico. Aliás, como o balsâmico já é doce, se for utilizá-lo, o açúcar pode ser eliminado da receita. Para acelerar seu preparo, corte o alho em fatias finas. A conserva ficará boa para o consumo de 20 dias a um mês.

Segundo a Medicina Oriental, o vinagre equilibra as funções do fígado e da vesícula, ajuda a melhorar a visão, a relaxar os nervos, evitando dores lombares, joelhos e ombros. Também auxilia tratamentos de alcoolismo, regula o intestino, aumenta a disposição etc.

Algumas dicas do uso medicinal do alho

Catarro: rale um pouco de alho e coloque num copo com água e açúcar. Use a mistura para fazer gargarejo.
Nevralgia: esprema alho ralado numa gaze e prenda-os com esparadrapo no local afetado por cerca de 1h30. Após retirar, passe um pano úmido no local.
Contusão ou torção: faça uma compressa com alho ralado misturado com farinha de trigo.
Nariz entupido: coloque sumo de alho ralado na base da narina.
Tosse crônica: prenda o alho com esparadrapo na base da garganta (entre a clavícula).
Sangramento pelo nariz: embrulhe alho amassado com uma gaze e prenda-o na base do pé, cerca de 5 cm abaixo do dedo médio.
Dores lombares e tensão muscular: coloque alho cortado no local afetado e por cima uma moeda de alumínio. Prenda com esparadrapo.
Para esquentar o corpo e eliminar gripe: junte 30g de alho, 100g de arroz e 1l de água. Cozinhe o arroz até ficar macio, insira o alho, cozinhe um pouco mais e tempere com sal. Essa sopa tão simples, se tomada regularmente, aumenta a imunidade contra diversas bactérias e vírus. Sua utilidade supera a dos remédios alopáticos, melhorando alergias de pele de várias procedências, coceira na vista, bronquite, asma, catarro, rinite, etc.

Importante lembrar que qualquer uma dessas receitas só começa a surtir efeito depois de 2 meses de uso e, em casos crônicos, o prazo mínimo é de 6 meses. Mas insista, os resultados são definitivamente positivos.

Como já dizia Michio Kushi, conhecido defensor da paz e grande divulgador da macrobiótica, “somos aquilo que comemos”. E ninguém pode se responsabilizar por isso além de você. Então por que não comece a se cuidar testando essas receitas ideais para o seu bem-estar? Simples, rápidas e eficazes. 

Desejo saúde e alegria para todos.

Setsuko Kobashi
Setsuko Namekata Kobashi, solariana e também sócia da ONG Solaris, começou os estudos com Sofia em 1991, sempre focada na manutenção do bem-estar do corpo e da mente. É especializada na massagem Seitai e no Sootaiho, técnica de exercícios que ajuda a equilibrar o corpo no dia a dia, priorizando a respiração, a alimentação e o pensamento. Setsuko aprendeu o Sootaiho com o Dr. Takao Sunaga, discípulo do Dr. Keizo Hashimoto, o criador da técnica, na província de Niigata, no Japão. É também grande estudiosa das plantas medicinais, interesse que firmou e aprofundou acompanhando seu pai, Kensaku Namekata, um autodidata no assunto, que, tendo publicado um livro sobre o tema, obteve reconhecimento internacional.
Compartilhe:

veja também

edições anteriores

outros títulos do autor

Dieta da água quente

Satiko Yoo, uma interessante médica chinesa, graduou-se na faculdade de Hong Kong. Na época em

Óleo de Girassol

Este mês vamos conhecer os benefícios do óleo de girassol, elemento fogo masculino, associado a

Abaixando a pressão

Este mês vamos conhecer um tratamento que traz ótimos resultados para quem sofre com a

Superabóbora

Este mês vamos conhecer as qualidades da abóbora, um alimento muito difundido no Brasil. Conhecido

Solte este meridiano!

Algumas pessoas têm o corpo muito maleável, enquanto outras o têm tão endurecido que parece

Ginástica do Elástico

Este mês vamos conhecer uma opção de ginástica diferente e interessante a quem quer emagrecer