revista solaris

Sagrado mel

Desde tempos remotos, o mel é utilizado pelo ser humano. Há menções do mel em pinturas rupestres de períodos pré-históricos, e na conservação de múmias e de frutas na Antiguidade; referências bíblicas ao seu uso em vinhos, tanto por suas qualidades medicinais quanto pela longevidade e jovialidade que ele confere; e relatos de costumes de nobres, que se banhavam com mel para deixar a pele macia e com um aroma suave.

O uso do mel, portanto, é antiquíssimo, constante e nunca se restringiu à alimentação: o conhecimento de suas propriedades terapêuticas data também de épocas distantes. Em antigas enciclopédias de ciência, já se dizia que o mel agia como conglutinante em feridas e úlceras, sendo que esse alto poder cicatrizante em certos ferimentos é hoje tema de importantes pesquisas científicas. O mel também tem função detergente, por isso é usado em máscaras faciais, e antibacteriana. Numa experiência realizada em laboratório, colocaram diversos germes patogênicos em mel puro. Poucas horas depois, alguns germes morreram, e outros em alguns dias. Na Alemanha, vários usos medicinais do mel já foram adotados pelo sistema público de saúde.

Há inúmeros estudos que comprovam os benefícios do mel, especialistas que se utilizam de suas propriedades em seus tratamentos (“apiterapia”), e uma vasta literatura a respeito. Só para citar algumas das propriedades do mel: é diurético e laxante, emoliente, calmante, antisséptico, expectorante, depurativo de sangue, tônico para o cérebro, e combate inflamações. É usado em tratamentos de vias respiratórias, aparelho digestivo, fígado, cardiopatia, doenças infecciosas, e debilidades em geral.

Como de costume em nossa coluna, vão algumas receitas caseiras com mel que podem ajudar na manutenção da saúde do corpo. Quem sofre de diabetes deve consultar seu especialista sobre o uso adequado do mel.

Massagem com mel e sal grosso – contra inchaços no corpo
•    3 colheres de sopa de sal grosso
•    1 colher de sopa de mel
•    2 a 3 gotas de própolis
Preparo: Deve-se misturar tudo muito bem e usar esse preparo para massagear o corpo. A massagem inicia-se nos dedos dos pés, um a um, passa-se para as pernas, a bacia, as costas, a região frontal do corpo, os ombros, os braços e, por fim, para os dedos das mãos, um a um. A massagem dura cerca de meia hora. Ao terminá-la, basta um bom banho, apenas com água. O corpo sairá revitalizado, e a pele macia e quente. O procedimento pode produzir suores, e todo o inchaço do corpo desaparece. A massagem deve ser feita diariamente ou em dias alternados.

Vinagre com mel – para revigorar o corpo
•    Mel
•    Vinagre de maçã
Preparo: Numa xícara, são inseridas porções iguais de mel e de vinagre de maçã, então se acrescenta água, fria ou morna. Recomenda-se a ingestão de uma xícara por dia. A pessoa se sente fortalecida e revigorada.

Drink de mel – indicado a pessoas com pressão baixa, tonturas e anemia
•    1 limão
•    1 ovo
•    1 colher de sopa de mel
Preparo: É preciso espremer o limão num copo, então acrescentar o mel e a clara do ovo (reserve a gema). Misturar tudo muito bem, tampar o copo e deixá-lo na geladeira por 3 horas. Tomar o drink de preferência em jejum. A bebida é um pouco azeda, mas, após ingeri-la, a sensação é de bem-estar. É uma ótima pedida para pessoas com pressão baixa, anemia, tonturas e cansaço. Os resultados aparecem, com o uso continuo, depois de 3 a 5 meses.

Suco misterioso – indicados a pessoas com TPM, resfriados e dores de cabeça
•    Suco de 1 limão
•    1 gema de ovo
•    1 colher de sopa de mel
Preparo: Deve-se espremer o limão num copo, acrescentar o mel e a gema (da receita anterior). Misturar tudo muito bem e tomar o suco em seguida. Como a gema contém proteína e gordura, o suco, consumido em jejum, revitaliza e fortalece, além de ajudar em tratamentos de TPM, resfriados, dores de cabeça e cansaço contínuo. O suco é contraindicado a quem tem alergias a esses ingredientes.

Água morna com mel – indicado a tratamentos de tosses, resfriados, dores de garganta
•    1 colher de sobremesa de mel
•    1 xícara de água morna
Preparo: Basta misturar bem os ingredientes e fazer o gargarejo, o restante deve ser ingerido. A mistura alivia tosses, resfriados, dores de garganta, dores de cabeça, etc. Com o uso diário, haverá também melhorias na pele e no ânimo. Pesquisas já demonstram que o mel é mais eficaz contra dores e inflamações na garganta do que vários xaropes.

Mel com nabo – indicado a tratamentos de bronquite, asma, dor de garganta
•    5 cm de nabo branco
•    3 colheres de sopa de mel
Preparo: Cortar o nabo em rodelas finas e colocá-lo num recipiente de vidro, acrescentar o mel e reservar a mistura por 3 a 4 horas. Depois disso, deve-se tomar a água que se formou da mistura. O sumo é favorável a tratamentos de bronquite, asma, dor de garganta, sapinho na boca, etc.

Limão no mel – favorável ao fígado
•    1 Limão
•    Mel
Preparo: Descascar o limão e cortá-lo em finas rodelas. Acrescentar mel a gosto e reservar o preparo de 3 a 7 dias. A conserva, embora ácida, favorece o fígado.

Pasta de gergelim (tahine) com mel
•    100g de tahine
•    50g de mel
Preparo: Deve-se misturar bem os ingredientes, colocá-los num recipiente de vidro e conservá-lo na geladeira. A pasta pode ser consumida como um patê em pães e torradas, e também ingerida com limão e água – basta diluir a pasta na água com limão espremido e tomar.

No mundo antigo, o mel era considerado um alimento sagrado, usado como oferenda a divindades em rituais religiosos. Que tal oferecer esse presente ao seu corpo e experimentar as receitas? Depois de 3 a 5 meses, os resultados serão bastante perceptíveis. Só não deixe de compartilhá-los conosco.

Setsuko Kobashi
Setsuko Namekata Kobashi, solariana e também sócia da ONG Solaris, começou os estudos com Sofia em 1991, sempre focada na manutenção do bem-estar do corpo e da mente. É especializada na massagem Seitai e no Sootaiho, técnica de exercícios que ajuda a equilibrar o corpo no dia a dia, priorizando a respiração, a alimentação e o pensamento. Setsuko aprendeu o Sootaiho com o Dr. Takao Sunaga, discípulo do Dr. Keizo Hashimoto, o criador da técnica, na província de Niigata, no Japão. É também grande estudiosa das plantas medicinais, interesse que firmou e aprofundou acompanhando seu pai, Kensaku Namekata, um autodidata no assunto, que, tendo publicado um livro sobre o tema, obteve reconhecimento internacional.
Compartilhe:

veja também

edições anteriores

outros títulos do autor

Dieta da água quente

Satiko Yoo, uma interessante médica chinesa, graduou-se na faculdade de Hong Kong. Na época em

Óleo de Girassol

Este mês vamos conhecer os benefícios do óleo de girassol, elemento fogo masculino, associado a

Abaixando a pressão

Este mês vamos conhecer um tratamento que traz ótimos resultados para quem sofre com a

Superabóbora

Este mês vamos conhecer as qualidades da abóbora, um alimento muito difundido no Brasil. Conhecido

Solte este meridiano!

Algumas pessoas têm o corpo muito maleável, enquanto outras o têm tão endurecido que parece

Ginástica do Elástico

Este mês vamos conhecer uma opção de ginástica diferente e interessante a quem quer emagrecer