Algumas pessoas têm o corpo muito maleável, enquanto outras o têm tão endurecido que parece que algumas partes dele se calcificaram. Por isso vamos conhecer uma técnica que ajuda a soltar as partes endurecidas, equilibrando todo o corpo.
A massagem está baseada no meridiano do intestino grosso, que fica na base de encontro do polegar com o indicador (fig.1), sendo o ponto-chave para aliviar diversas dores do corpo.
A técnica é bastante simples: basta pressionarmos e massagearmos esse ponto nas duas mãos. Por esse meridiano estar geralmente tenso, a massagem pode causar dor no início (quanto mais problemas no corpo, maior será a dor). Depois de algum tempo, a dor será atenuada, e o corpo começará a esquentar e a relaxar. A prática deverá durar de 3 a 5 minutos, ou até o ponto se tornar maleável, sendo a indicação de que o corpo se equilibrou. Para finalizar, podemos pressionar também entre os dedos e as costas das mãos, chegando ao pulso (fig.2). Desse modo, os dedos ficarão mais flexíveis, e as mãos ganharão mais força.
Um dos efeitos quase imediatos, depois de 30 a 40 segundos, do trabalho com o meridiano do intestino grosso é a queda da pressão. Além disso, a massagem é benéfica para: problemas de visão, dor de dente aguda, dor de cabeça (enxaqueca), zumbido no ouvido, ombros e braços presos e doloridos, torcicolo, lombalgia, dor de garganta, problemas de intestino grosso, anemia cerebral, fraqueza geral, depressão, etc.
A medicina oriental faz uso da agulha e da moxa para liberar as juntas, assim como outros pontos tensionados do corpo, mas a automassagem é também muito eficaz, trazendo resultados instantâneos. E a vantagem é que podemos fazê-la vendo televisão, lendo um livro, escutando música, enfim, em qualquer lugar e a qualquer hora.