Na coluna de janeiro, apresentei a técnica SOOTAIHO, que possibilita o reequilíbrio do nosso corpo através de movimentos simples aliados à respiração, e um de seus exercícios mais abrangentes, o ”sapo”, que ajuda a melhorar diversos problemas, tais como: dores lombares, formigamentos e enxaquecas.
Dando prosseguimento, vamos acrescentar mais um importante exercício de SOOTAIHO. A prática, baseada nos calcanhares, ameniza dores de cabeça, na cervical, vista cansada, entre outros, além de proporcionar um bem-estar geral, pois o movimento realinha a coluna.
Lembre-se sempre da regra básica do SOOTAIHO: verificar antes qual o lado mais fácil de executar o movimento, que será sempre aquele que não incomodar ou que incomodar menos. Além disso, nunca se esqueça de, ao finalizar o exercício num lado, repeti-lo uma vez no lado oposto, para harmonizar o corpo.
Então, vamos a ele. Fique deitado de barriga para cima, com o corpo bem relaxado. Empurre o calcanhar de cada pé, conforme a figura abaixo, e verifique em qual deles o movimento é feito com mais facilidade. Localizado o melhor lado, inspire e, enquanto estiver expirando, vá empurrando o calcanhar, até o ponto onde ainda se sentir confortável. Mantenha o calcanhar nessa posição de 3 a 5 segundos e então solte-o de uma vez junto com a respiração. Repita o movimento 5 vezes com o mesmo pé e, para concluir, faça-o uma vez com o outro.
Insira mais esse exercício à sua rotina: você não perderá mais de 30 segundos, e seu corpo, equilibrado, ganhará por horas. E mantenham as práticas em dia!