Como andam nossas práticas de SOOTAIHO? Não se esqueça de que os exercícios partem e dependem de você. É preciso conversar com seu corpo, sentir suas sutilezas.
Este mês vou passar o primeiro exercício básico de SOOTAIHO que atua no equilíbrio geral do corpo.
Como fazer
Em pé, olhando para um ponto fixo, endireite o queixo, mantenha a coluna ereta e os pés paralelos, e force o meio do calcanhar, o dedão e o segundo dedo. Inspire no Hara1 e, expirando, levante os braços até a altura dos ombros. Acabe de expirar todo o ar, volte a inspirar e, na expiração, solte os braços de uma vez. Repita o exercício 5 vezes.
Todos nós, automaticamente, utilizamos mais uma mão do que a outra, dependendo se somos destros ou canhotos. Com a repetição desse hábito, sobrecarregamos nosso corpo, e, como consequência, surgem: tensão nos ombros e no pescoço, dores de cabeça, nas costas ou lombares, etc. Para ajudar seu corpo a harmonizar-se, faça o seguinte exercício, que é uma derivação do primeiro:
Volte à posição inicial do exercício anterior e levante os braços até os ombros. No entanto, caso sinta algum incômodo, respeite os limites do seu corpo e deixe os braços numa posição confortável, elevando-os até onde conseguir. Mantendo-se nessa posição, incline a cintura para o lado que está com problemas e firme o pé. Desse jeito, você conseguirá equilibrar os ombros. Agora, inspire e, ao expirar, solte os braços. Repita 5 vezes o movimento dos braços conservando o corpo inclinado. Fazendo esse exercício diariamente, você naturalmente vai conseguir levantar os braços sem esforço.
Lembre-se sempre de perceber seu corpo, sentindo em que lado os movimentos são feitos com mais facilidade, respeitando e ouvindo suas mensagens.
Boas práticas!
1Hara, “abdômen” em japonês, é o centro do nosso corpo, sendo localizado internamente, quatro dedos abaixo do umbigo. É o ponto de concentração total – físico, espiritual e emocional –, o foco da respiração abdominal.