Embora muitos considerem o tomate um legume, ele é uma fruta originária das Américas, tendo sido muito consumido pelos povos pré-colombinanos, e hoje cultivado em todas as partes do mundo.
O fruto do tomateiro é rico em vitaminas A, do complexo B e C, fósforo, ferro e potássio, por isso, junto com a banana, é uma boa maneira de evitar as incômodas câimbras. O tomate é um grande purificador do organismo, com efeitos positivos na vista, na pele, nos dentes, nas gengivas, no fígado, no pulmão, no sangue etc.
Ao consumi-lo, devemos apenas manter alguns cuidados. Verifique a procedência do produto e higienize-o bem antes de comê-lo, com vinagre, por exemplo. E saiba escolhê-lo: os maduros e vermelhos se adaptam melhor a molhos e sucos, e os rijos e esverdeados a saladas.
O tomate dos incas, maias e astecas, antes considerado venenoso, tornou-se um produto central de muitas culinárias do Velho Mundo, como a italiana e a espanhola. Vamos à tradicional receita de pão catalão:
Pão com tomate (à moda catalã)
Para fazer o tradicional pão com tomate, típico dos catalães, precisamos de pão italiano cortado em fatias de aproximadamente 2 cm. Toste o pão no fogo ou na chapa dos dois lados. Corte ao meio tomates bem maduros, daqueles especiais para molho, e esfregue-os no pão como se esse fosse um ralador, dos dois lados (o pão tem que ficar cor-de-rosa).
Depois de bem umedecido com o tomate, regue o pão com azeite e salpique-o com sal. Se gostar, pode acrescentar pedacinhos de alho picado. Você pode comê-lo assim ou com fatias de presunto cru, como na receita tradicional, salaminho, queijo etc.
Fica delicioso e é uma maneira simples de inovar receitas à base de pão, e com saúde. Bom apetite!