Não é de hoje que os chineses focalizam a cabeça em aplicações de acupuntura, obtendo reflexos positivos em várias partes do corpo. O médico Toshikazu Yamamoto, dono de uma clinica na província de Miyazaki, situada na ilha de Kyushu, no sul do Japão, interessou-se pela retórica da técnica. Ele estudou a acupuntura durante 30 anos e, através de minuciosa pesquisa e tratamentos em pacientes, descobriu que na parte frontal da cabeça estão refletidos os ossos da coluna vertebral. Mais tarde, constatou que as laterais do rosto, nas imediações das orelhas, possuem músculos relacionados com órgãos e vísceras.
Dr. Yamamoto percebeu que, quando uma pessoa sofre forte estresse, sua circulação fica estagnada, e a lateral do rosto tensionada. Ao aplicar agulhas nessa região, ou mesmo apenas massagens, verificou consideráveis melhorias, chegando à cura de várias doenças, tais como: glaucoma, diabetes, colesterol e triglicéride elevados, pressão alta, arteriosclerose, tensões nos ombros, dores lombares, etc.
Além de sessões de acupuntura, Dr. Yamamoto passou a recomendar a seus pacientes automassagens, por 2 a 3 minutos, antes de deitar-se e ao despertar. Antes de dormir, a massagem favorece o sono profundo e, como resultado, traz boa disposição pela manhã.
Massageando a lateral do rosto
Pressione com os dedos a região, indicada com uma seta na figura abaixo, de ambas as laterais do rosto fazendo movimentos circulares. Cada ponto deve ser tensionado 10 vezes. Ao fazer a massagem, pode-se sentir dores isoladas ou pontos inchados. Se for o caso, concentre-se no ponto em questão por cerca de 1 minuto, isso ajudará a distensioná-lo. Se não houver sintomas específicos, finalize a prática massageando o ponto dos rins durante 1 minuto. Na medicina oriental, o rim é considerado o órgão que concentra a energia vital do corpo.
Veja a seguir a lista de pontos e seus órgãos correspondentes e acompanhe a localização deles no desenho:
• Intestino delgado – o ponto reflete todas as questões referentes a esse órgão;
• Tríplice aquecedor – o ponto equilibra o sistema metabólico e hormonal;
• Intestino grosso – o ponto está associado a todas as funções do intestino grosso;
• Estômago – o ponto traz ligações com todo o aparelho digestivo;
• Fígado – chamado de órgão do silêncio, o fígado, e o ponto, reflete problemas de estresse e nervos enrijecidos;
• Baço, pâncreas – além dos órgãos em si, o ponto relaciona-se com o aparelho digestivo,
• Rins – ponto vinculado aos rins, à energia reprodutora e ao equilíbrio geral do corpo;
• Vesícula – o ponto está relacionado com a energia física e vital;
• Bexiga – o ponto está ligado ao aparelho urinário e suas eliminações;
• Pulmão – o ponto denota problemas respiratórios e nos brônquios;
• Pericárdio – o ponto reflete problemas emocionais que mexem no equilíbrio dos nervos autônomos;
• Coração – o ponto revela problemas ligados à circulação.
Como mencionado, a parte frontal da cabeça está relacionada com a coluna, por isso também se pode massageá-la, com resultados inesperados e melhoras significativas. No mais, experimente a técnica e divulgue os resultados. Como sempre é reiterado em nossa coluna: um mínimo de esforço pode produzir enormes benefícios no seu corpo.