Com a reflexologia, é possível identificar os pontos do organismo que ativam a nossa força vital. Existem zonas reflexológicas por todo o corpo, nas mãos, nos pés, nos ouvidos, até mesmo na língua. Já vimos em nossa coluna como fazer a reflexoterapia nas orelhas. Agora, aprenderemos a aplicá-la na língua e nas mãos.
Na língua
Prenda um pedaço de pano limpo entre os dedos, ponha a língua para fora e, depois, segure-a, usando o pano para mantê-la firme. Agora, puxe a língua para fora quanto puder e mova-a lentamente de um lado para o outro durante alguns segundos. Essa técnica é utilizada para ajudar a manter a clareza da voz, além de aliviar a tensão da garganta. Os pontos reflexológicos da língua são estimulados naturalmente quando comemos alimentos duros, como maçã, cenoura, etc.
Com as mãos
Exercício 1
Esfregue as unhas de uma mão diretamente contra às da outra, com movimentos rápidos e relativamente curtos, como se estivesse limpando-as com um lustrador. Faça o movimento durante cerca de 3 minutos.
Exercício 2
De pé, próximo a uma parede, “caminhe” os dedos ao longo dela até o ponto mais alto que conseguir alcançar, como se seus dedos fossem as pernas de uma aranha. Em seguida, desça-os, também como se caminhassem. Além de ativar os pontos reflexos dos dedos, o exercício também favorece os ombros.
Exercício 3
Massageie cada uma das falanges dos dedos, dando atenção especial ao polegar. Siga sua intuição e reforce o que estiver dolorido.
A reflexoterapia é capaz de identificar, prevenir e ajudar a sanar doenças. Com estímulos nos pontos adequados, você naturalmente ajuda a equilibrar o seu organismo. Experimente e sinta os reflexos positivos desta técnica no seu corpo.