revista solaris

Uma conversa sobre a Matriz MD

Sofia: Vamos falar sobre a Matriz MD com Mariana Crespo Dias[1], que a usa no seu trabalho.

Mariana: Uma honra falar sobre a Matriz MD.  Tenho formação em administração, trabalhei no mercado corporativo na Amana-Key de desenvolvimento e organização. Agora trabalho na escola da família. Tive contato com a Matriz na Amana-Key em 2004. 

Sofia: Ministrei cursos sobre a Matriz e os Processos a pedido de Oscar Motomura [fundador da Amana e principal executivo], onde conheci a Mariana.

Mariana: Foi um marco na minha vida. Reaproximei-me do Solaris para estudar a teoria como um todo [Teoria da Abrangência, criada por Sofia]. E esse reencontro foi transformador, porque entrou com tudo, tanto no campo profissional quanto no uso pessoal. 

Sofia: Foi feito um trabalho grande pela Plênita com a escola. Acredito que ajudou a instituição também na área de seleção de pessoal. O candidato respondia ao questionário, que é processado pelo sistema da Plênita. O parecer é enviado em forma de laudo, que envolve a Matriz e uma avaliação por escrito.   

Mariana: Sim, traz uma grande segurança na decisão, se vou contratar ou não.

Sofia: Você entrevista a pessoa?

Mariana: Cumpro as etapas tradicionais, o que é também importante, seleção, entrevista, currículo… E com a Matriz fica bem claro qual é o candidato que vai dar certo, porque a motivação mostra do que pessoa é capaz; um nível de assertividade muito alto.

Sofia: Já conseguiu analisar a Matriz para algum funcionário?

Mariana: Sim, faço depois que a pessoa é selecionada. A primeira conversa com a pessoa que vai ser contratada é com a devolutiva da Matriz. E é bom e rico, porque a pessoa é ajudada com esse conhecimento. Eu tenho comunicado às pessoas, já fiz isso mais de 30 vezes e, em todas as conversas, a pessoa se reconheceu. Fico cada vez mais segura em relação ao que está sendo analisado e interpretado.

Sofia: Lidar com pessoas e com seu desenvolvimento pede ferramentas que sejam objetivas. É a própria pessoa que responde ao questionário. O sistema gera a Matriz, ninguém de fora participa. A Matriz traz um canal que facilita a comunicação com a pessoa, a faixa energética num determinado quadrante faz a diferença. A Matriz mostra se a pessoa vai conseguir conversar com clientes e entregar o que tem no currículo. Por meio dos quadrantes, com energia forte ou fraca. 

Como a Matriz avalia a vitalidade, é possível efetuar os treinamentos que trabalham a comunicação, a eficiência com o grupo, desenvolvem convivência e liderança….

Mariana: Sair do individual para o coletivo ajuda…

Sofia: Na área empresarial, o trabalho com a Matriz permite o reconhecimento da vitalidade da Empresa, do seu Produto, permite o estudo das Equipes… A leitura da Matriz desarma uma pessoa, porque ela se reconhece e esclarece as dúvidas.

Mariana: Mudou muito meu olhar em relação ao trabalho. Pela Matriz dá para saber se a pessoa está na função certa ou errada. Não tem nada melhor do que colocar a pessoa no lugar certo, onde ela produz o máximo… A velocidade de compreender o outro pela Matriz impressiona. É um modelo amigável, mais rápido e bem preciso.

Sofia: A pessoa tem que estar energeticamente preparada para movimentar os fluxos energéticos, levar aonde mais precisa e quando precisa. A Matriz é como o Bombril, tem mil e uma utilidades… Recomendo conhecer a Matriz MD e aprender a usá-la. 


[1] Transcrição de Live com Sofia Mountian e Mariana Crespo Dias.

Sofia Mountian e Mariana Crespo Dias
Sofia Mountian, cofundadora da Plênita e autora da Teoria da Abrangência. Mariana Crespo Dias, CEO da Cruz de Malta.
Compartilhe:

veja também

edições anteriores

outros títulos do autor