revista solaris

Yacon, a batata light

Esta semana, no intervalo da aula, Sofia nos ofereceu yacon em fatias para que provássemos esta interessante batata. E você, já conhece yacon?

Yacon é um tubérculo originário das regiões andinas com um gosto adocicado, conferido pela inulina presente em sua composição. De formato parecido com a batata-doce, textura próxima à maçã e sabor semelhante ao da pera, a batata yacon é apontada atualmente como uma grande aliada ao tratamento de diabetes e da obesidade.

A inulina, um polissacarídio, é tida como um açúcar saudável, pois, apesar do sabor doce que dá ao alimento, essa substância não eleva os níveis de glicose do sangue. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), suspeita-se que a ingestão de yacon pode até diminuir a taxa glicêmica. Além disso, os pacientes têm a chance de consumir um carboidrato em quantidades maiores.

A batata yacon é formada fundamentalmente de carboidratos, mas também é rica em potássio. Sua composição não traz grandes teores de proteínas e lipídios, não sendo tão calórica quanto as outras batatas. Entre suas inúmeras funções, sua ingestão produz uma sensação de saciedade no corpo, por isso também auxilia os tratamentos contra a obesidade.

Muitos especialistas já recomendam o consumo regular da batata yacon, que pode ser ingerida cozida, frita ou in natura. Podemos comê-la como uma fruta ou na salada, ou mesmo usá-la em sucos e bolos. Se você segue uma dieta com restrição a açúcares, consulte seu médico para saber qual é a melhor forma de explorar esta inusitada batata. Com saúde, sabor e sem peso na consciência!

Maria Bovè Martinez
Solariana, profa. de português, podóloga e terapeuta corporal da linha reichiana.
Compartilhe:

veja também

edições anteriores

outros títulos do autor

Melancia

Se você quer uma fruta refrescante para a época de calor, como agora, não dispense

Na dúvida, agrião

Sempre que estiver na dúvida ao comprar os ingredientes de sua salada, dê preferência ao

Mexa-se

O exercício físico contribui para o bem-estar, a saúde mental, o bom funcionamento do coração

Sementes de abóbora

As sementes de abóbora (nome científico: cucurbita maxima) são excelentes fontes de nutrientes e ricas