revista solaris

Yoga – Respiração das narinas alternadas

Yoga, uma arte milenar que vim a conhecer por meio do Professor Marcos Rojo alguns anos atrás, pouco tempo antes de completar 60 anos. E descobri que yoga não se tratava de sustentar uma posição malabarista, mas sim de uma atitude, de levar a atenção para o corpo, sem se identificar com ele. As indicações do professor durante a prática são precisas: se estiver doendo, não faça e, no caso de posturas de maior exigência do corpo, ele acrescenta que, se não estiver disposto, não faça — e oferece posturas alternativas, sempre sugerindo que respeitemos os limites do nosso corpo naquele momento.

E é com essa atitude de trazer consciência para o corpo e para os efeitos das práticas que vou descrever uma das inúmeras variações de uma prática simples, mas nem por isso menos poderosa: a da RESPIRAÇÃO DAS NARINAS ALTERNADAS, na qual se cria um padrão de respiração alternada entre a narina esquerda e a direita, para equilibrar o cérebro e o corpo.

De acordo com a ciência yogui, ao longo da linha média está o sushumna nadi, frequentemente chamado de canal central, que percorre a linha da base da coluna vertebral até a parte superior da cabeça. A palavra sushumna é traduzida como “mente calma ou pacífica”, e alcançá-la é considerado um dos principais objetivos da yoga.

Com referência aos canais da respiração, os textos descrevem que:
• A mente e os cinco sentidos operam através da narina esquerda;
• Prana, a força vital criativa, e os cinco órgãos de ação (locomoção, preensão, fala, procriação e defecação) se expressam através da narina direita;
• A consciência, o verdadeiro eu, é ativada e acessada através do canal central.

No entanto, cabe ainda uma ressalva que ouvi numa palestra do Dr. Curiati: para o canhoto a funcionalidade indicada ocorre de maneira inversa, uma vez que para este a ação e a criatividade estariam localizadas em regiões invertidas do cérebro em relação ao que é destro.

Para ambos, quando provocamos a alternância das narinas, favorecemos a obtenção do equilíbrio.

Eu convido vocês a se observarem e, também, verificarem se no momento existe alguma predominância na sua respiração — se da narina esquerda ou direita —, depois pratiquem a respiração das narinas alternadas e observem os efeitos no seu corpo, nas suas emoções e na sua mente. Eu tenho usado a prática da respiração das narinas alternadas principalmente para lidar com a ansiedade.

Preparação

Esta prática envolve um padrão respiratório lento e suave. Tradicionalmente, ela é feita permitindo que sua mão esquerda descanse suavemente no seu colo enquanto usa sua mão direita para fechar alternadamente cada narina, mas faça a prática da maneira mais confortável para você. Sente-se de modo a permitir uma postura ereta — numa cadeira ou no chão acomodado sobre uma almofada. Nas práticas ensinadas pela nossa mestra Sofia Mountian, do Instituto Solaris, aprendemos a estar sempre no Hara, assim recomendo iniciar observando esse ponto localizado 4 dedos abaixo do umbigo. Use o polegar de sua mão direita para bloquear sua narina direita. Respire três vezes pela narina esquerda e observe a abertura deste canal de respiração. Você se sente congestionado? Esta narina está aberta? Após três respirações, retire o polegar e feche a narina esquerda com o dedo médio ou anelar (o que for mais prático e confortável para você) enquanto você respira três vezes pela narina direita. Mais uma vez, observe se você sente o canal congestionado ou aberto deste lado. Se tiver uma narina muito congestionada, não force, não faça esta prática neste momento.

Agora comece a respiração das narinas alternadas. Traga o polegar direito de volta para a narina direita enquanto você inspira longa e lentamente pela narina esquerda. Em seguida, feche sua narina esquerda usando seu dedo médio ou anelar. Isto permitirá que você expire lentamente pela narina direita. Mantendo sua mão nesta posição, inspire lentamente através de sua narina direita. Agora, mude novamente a posição da mão e use o polegar para fechar a narina direita, o que permitirá que você expire pela narina esquerda. Este é um ciclo completo de respiração das narinas alternadas. Continue repetindo esse ciclo de alternância das narinas inspirando sempre pela narina pela qual soltou o ar por dois ou três minutos. Tradicionalmente, você terminará esta prática com uma exalação pela narina esquerda.

Finalização

Após a conclusão da prática, respire devagar e com muita lentidão enquanto sente o movimento do ar através de ambas as narinas simultaneamente e observe. O que percebe e como sente seu corpo, sua mente, suas emoções e seu nível de energia? Dedique algum tempo para registrar quaisquer observações.

Quanto ao tempo de duração da prática, tenho algumas dicas. Considerando que outro princípio explorado pela yoga é a autonomia, recomendo que comece aos poucos e vá aumentando gradativamente: pratique quanto tempo você considerar adequado naquele dia.

Desde o início da pandemia, o professor Marcos Rojo ofereceu e deixou gravadas diversas aulas no Youtube e no seu Instagram. Na prática do dia 14/09/2020, o professor incluiu no final a respiração das narinas alternadas. Se você quiser uma aula guiada, acesse o link>> e pratique!

Obs.: Adotou-se a linguagem coloquial para a concordância da palavra yoga.

Referência:
MAEHLE, Gregor. PRANAYAMA The Breath of Yoga. Kaivalya Publications, 2012.

Elvira Lídia Straus
Ingressou no Instituto Solaris em 1996. De 2015 a 2021 ministrou o curso “Caminho Evolutivo do Século XXI”, criado por Sofia Mountian. Terapeuta formada como practitioner em Barbara Brennan Healing Science pela Barbara Brennan School of Healing, uma escola que ensina cura energética pela imposição das mãos. Formada em massagem terapêutica. Especialização em Somatic Experiencing®. Oferece cursos, práticas de yoga e atividades de meditação. Atua em atendimentos de preparação para cirurgias, como voluntária na Rede de Ação Social da Associação Brasileira de Trauma e na comunidade Shalom.
Compartilhe:

veja também

edições anteriores

outros títulos do autor