revista solaris

Yoga

O Yoga é uma filosofia milenar e seu objetivo é a evolução do bem-estar do homem. É uma prática que consiste na união do corpo e da mente, e sua doutrina possui três formas básicas estruturadas pelos sábios da Índia. A primeira forma é a Bâkthi-Yoga, ou Yoga da Devoção, e é o chamado Caminho do Coração, o qual se baseia na sensibilidade e nos ditames da alma. Por meio dele, o yoguim conhece a natureza real do Ser. A segunda é a Jnâni-Yoga, ou Yoga do Discernimento. É o caminho seguido pelos yoguins, que só aceitam como verdadeiro aquilo que compreendem. A terceira forma básica é a Karma-Yoga, ou Yoga da ação sem egoísmo. Trata-se do mais alto grau da yoga, que consiste em dedicar-se integralmente à humanidade.

Estas três modalidades básicas atravessaram milênios até que Patânjali, filósofo hindu que viveu entre os séculos 200 a.C. e 400 d.C., as reuniu e as codificou em uma única forma destinada a todos os homens, denominando-a Râja-Yoga, que significa Yoga Real. Além das práticas de autorrealização, como as mencionadas acima, existem as práticas que auxiliam a obtenção de determinados estados ou condições favoráveis à conquista das etapas do Râja-Yoga – são as chamadas Yogas. Podemos dividi-las em Mântrica-Yoga, que consiste no emprego dos sons; Yântra-Yoga, que trata da meditação sobre símbolos; Laya-Yoga, que são práticas para elevar o estado de consciência; Hatha-Yoga, considerada uma simples ginástica para obtenção da saúde, equilibrando o metabolismo; Kriyâ-Yoga, uma das práticas de purificação física e psíquica; e, por fim, a Kundalîni-Yoga, que é um método denominado Tântrico, o qual desperta o chamado Fogo Serpentino ou Energia Cósmica que existe dentro do homem, a fim de produzir a iluminação definitiva.

Embora a jornada seja longa, a prática do Yoga começa pela harmonização do corpo físico e a consequente elevação no nível emocional, mental e espiritual.

Termos atinentes ao Yoga:

A palavra yoga, masculina, pronuncia-se [iôga] e significa união no sentido de ligar o homem a sua real natureza. O objetivo, portanto, relaciona-se com os métodos da autorrealização Bâkthi-Yoga, Jnâni-Yoga e Karma-Yoga. O radical da palavra vem do sânscrito Yuj, pronunciado [iúgui], e significa “unir”. Quem pratica esses métodos é chamado de yógui. Já a palavra feminina, pronunciada [ióga], exprime algumas das práticas do sistema Yógui, sem a pretensão de alcançar a autorrealização. O praticante masculino é o yoguim e o feminino yoguini.

Âsana, cuja pronúncia exata é [ássana], significa postura do corpo.

Mudrâ, pronuncia-se [mudrá], significa gesto simbólico e pode ser feito tanto com as mãos como com o corpo inteiro.

Mantrâ, pronuncia-se [mantrá], exprime o poder vibratório do som.

Bandha quer dizer compressão.

Hatha-Yoga significa união do Sol com a Lua. A base da Hatha-Yoga é a respiração e por meio dela se torna possível a harmonização da energia ativa e passiva do indivíduo.

Prâna é a energia básica do Universo, ou seja, qualquer manifestação de força mecânica, física, emocional, mental, elétrica, cósmica ou espiritual. Corresponde, na Teologia Ocidental, ao Espírito Santo, à Energia Criadora de Deus. Prâna produz vida em todo ser vivo da Natureza.

Mirian Navickis
Solariana desde 1995 e aposentada.
Compartilhe:

veja também

edições anteriores

outros títulos do autor

Tricô

Certo dia, minha mãe colocou agulhas de tricô em minhas mãos. Ela me ensinou os