Nos últimos anos, houve enorme ampliação das fronteiras daquilo que chamamos de existência. O que é invisível a olho nu não é mais questionado como não sendo real. Mesmo o que não é percebido, sequer por instrumentos sensíveis e específicos, já é aceito como uma existência possível.
A tecnologia moderna transformou radicalmente a percepção da nossa existência, pois trouxe uma nova visão de mundo. O homem, porém, ainda não se encontra neste novo mundo, pois confia no invisível quando se trata da tecnologia, porém não confia na sua própria percepção do invisível, duvidando, portanto, da sua existência. Realmente, o modelo mental de percepção da realidade não evoluiu no mesmo ritmo da tecnologia.
Todavia, a vivência da nova realidade mudou, e muito, o ser humano. Não há mais estabilidade em nenhum lugar – nem no trabalho, nem na família, sequer na profissão. Estamos num movimento não direcionado, caótico, buscando desesperadamente segurança e confiança. Tentamos fugir do medo que nos arrebata, da desconfiança do futuro e da incompreensão do sentido da própria existência. Conhecemos inúmeras versões que explicam o sentido do existir, porém, nenhuma delas nos dá resposta satisfatória.
A Teoria da Abrangência começou a ser desenvolvida por Sofia Mountian a partir de vários estudos ligados a Ciências Esotéricas, Física Quântica e estudos sobre obras dos mestres Gurdjieff, Ouspensky e Mebes. Um trabalho de 30 anos, que hoje está praticamente concluído. A teoria funciona como um método muito prático de entendimento da nova existência. Define quem é o ser humano dentro do seu meio ambiente e permite também o estudo inverso – o que significa o mundo para a pessoa.
A Teoria da Abrangência possibilita o estudo através de modelo que expressa sua presença individual no mundo multidimensional. Ao estudar este modelo, é possível levar ao seu cotidiano as novas noções existenciais com segurança e confiança, se tornando parte importante da sua vida.
O modelo mostra a realidade sem fragmentações, como unidade vista, ao mesmo tempo, por fora e por dentro. Percebe-se a semelhança de todas as coisas entre si, sendo que a única diferença é a própria individualidade.
Quando perguntam: O que é a Teoria da Abrangência? Eis a resposta: é o estudo do Universo Existencial do Ser Humano.
A Teoria da Abrangência tem um vasto conteúdo que pode ser passado para as pessoas. O conhecimento está maduro, e o seu objetivo atual é incentivar a prática diária. A aplicabilidade deste conhecimento é imediata, principalmente, para começar o caminho evolutivo, aberto para todos.
O Solaris Digital tem o objetivo e missão de levar este conhecimento para as pessoas, independente da cidade ou país através do EAD, ensino a distância.