ensino solaris - PRÁTICA DE AUTOANÁLISE

A Prática de autoanálise utiliza conhecimento já adquirido nos cursos anteriores.

O ser humano é um ser que tem uma vida externa e interna. O eneagrama é um instrumento fantástico para ser o nosso retrato interno, mas como entender a nossa presença externa?

O Nível 1 do ensino lida com o ser humano dentro do mundo externo que pode ser descrito a partir de visão tridimensional.

Fisicamente a descrição tridimensional envolve 3 medidas: comprimento, altura e largura. Esta descrição é compreensível, embora não é fácil ser objetivamente observada. Precisa de bom espelho para isso ou teríamos que tirar foto ou fazer filme ininterrupto.

Existe outra maneira de se enxergar. O modelo mental da personalidade tem também o lado externo a partir de acesso aos 3 tipos de comportamento. Cada um deles tem 3 aspectos bem específicos que descrevem a nossa presença. Os comportamentos são externos, mas conhecemos muito o seu conteúdo através do eneagrama.

A prática de autoanálise ensina observar cada comportamento e consiste em desenvolvimento de auto-observação.   

A observação intelectual não é confiável, pois envolve somente um aspecto de comportamento.  Na Teoria da Abrangência a observação sempre envolve o contato com a Realidade Objetiva. A auto-observação também usa as informações da Matriz MD.

O nível 2 do ensino é da 4ª dimensão. Auto-observação envolve o movimento. O modelo já não é de comportamentos, mas de ferramenta chamada processo dinâmico.

O nível 3 do ensino envolve a 5ª dimensão. Temos mais uma dimensão que é energética. A auto-observação envolve o sistema energético, mas a partir do Gestor Pessoal.

O nível 4 do ensino envolve 6ª dimensão. Entra mais uma dimensão, que a existencial. A auto-observação envolve sistema existencial que determina UESH (Universo Existencial do Ser Humano); já não é do modelo que de alguma maneira representa o Homem, mas a partir da Humanidade, como participante ativa.

É uma tarefa fascinante que visa não somente melhoria da vida cotidiana, mas a realidade muito mais abrangente.

Esta prática envolve sempre dois modelos: mental da personalidade e energético de comportamento. Mas a prática de auto-observação é inviável sem empoderamento do ser humano das suas fontes vitais mentais/espirituais

Objetivo: Unificar o conteúdo recebido nos 3 cursos do 1º ano: Modelo Mental da Personalidade, Modelo Energético Comportamental e Revelação das fontes vitais, transformando em guia único para uma presença objetiva em um local físico.

A pessoa aprende a ter controle de sua presença externa. Ela consegue observar o seu comportamento, otimizar o resultado de sua presença e eliminar possíveis conflitos.

CONTEÚDO:  

MODELO EXTERNO COMPORTAMENTAL DA PERSONALIDADE

Introdução da noção de presença objetiva em determinado local a partir de um comportamento específico.  

• Vivência objetiva do Comportamento Familiar, devidamente definido pelo modelo externo comportamental da Personalidade

• Vivência objetiva do Comportamento Profissional devidamente definido pelo modelo externo comportamental da Personalidade

• Vivência objetiva do Comportamento Existencial, devidamente definido pelo modelo externo comportamental da Personalidade  

• Técnicas de observação de cada comportamento em determinado local

MODELO EXTERNO COMPORTAMENTAL ENERGÉTICO E DA PERSONALIDADE

A segunda parte traz a observação da presença da pessoa também conforme Modelo Energético Comportamental, definida pela Matriz MMD. A energia é como uma luz que destaca ou não o ser humano, independentemente de suas características comportamentais. Aspectos abordados:

• Introdução da Realidade Objetiva dentro da Matriz MMD;

• Análise e observação do Comportamento Familiar e Realização Individual;

• Análise e observação do Comportamento Profissional e Realização em Grupo;

• Análise e observação do Comportamento Existencial e Realização em Público;

• Regras de observação da atuação conjunta: Matriz MMD e os Comportamentos.