A Teoria da Abrangência oferece a visão multidimensional como um modelo existencial do ser humano com possibilidade de aprendizagem e aplicação prática.
É possível conhecermos a nossa vida muito melhor a partir da introdução da visão de mundo composto por dimensões.
O conhecimento das dimensões pode funcionar como um corretor da visão. De repente, começamos a usar os óculos certos e a enxergar, então, o que jamais imaginávamos existir.
O ser humano, embora não seja uma máquina, funciona conforme certas regras válidas para uma unidade viva e independente. Nenhuma máquina sobrevive sem energia. O homem tem a sua própria fonte de energia. Mas isso não tira dele a mecanicidade no funcionamento. Já imaginaram se cada pessoa funcionasse de um modo diferente? Cada espécie tem características específicas, devidamente padronizadas. Somente conhecemos pouco sobre isso. Aliás, a existência de um padrão não significa que todos sejam parecidos, apenas o funcionamento é igual. Precisamos de comida, mas um gosta de pão e outro de macarrão.
Todo o ser vivo só pode ser conhecido em sua plenitude após a definição de suas 3a, 4a, 5a e 6a dimensões.
O mundo tridimensional sempre representa o momento e é estático.
O mundo de quatro dimensões é dinâmico, pois inclui mais uma dimensão que é o tempo, ou seja, inclui o movimento, como realidade. Ele pode ser conhecido através de processos dinâmicos, ampliando enormemente a noção da realidade não estática.
O mundo de cinco dimensões é sistêmico e é responsável pela manutenção da vida de um sistema. A sua expressão no mundo visível é sempre muito forte, parecendo uma imposição energética inquestionável. Não é fácil compreendermos isso, principalmente, quando surge uma reação inesperada através de um fenômeno imposto e normalmente incompreendido.
O mundo de seis dimensões é ainda mais complexo. O conhecimento da 6ª dimensão permite visão do Universo Existencial do Ser Humano, como um organismo vivo, tanto como seu mundo singular, expresso por meio de personalidade, conhecimento e outros fatores, sendo o Ser único, quanto participante do universo organizado da espécie humana, responsável pela vida das outras espécies e do próprio Planeta Terra.
Atualmente, a pessoa comum participa, mesmo sem ter consciência disso, intensamente no seu Universo Existencial, avançando rapidamente no mundo invisível, através dos níveis dimensionais – tridimensional que é habitual; da quarta dimensão, pois sempre atua em algum processo, desempenhando uma função; e da quinta dimensão, pois convive bastante tempo com a realidade virtual, não material, que surge com intensa influência energética na vida cotidiana. Até a sexta dimensão está ficando muito presente, pois as questões planetárias, estão ficando atuais, trazendo a responsabilidade da espécie humana pela vida no Planeta Terra.
Os quatro Níveis de Autoconhecimento permitem usufruir plenamente os níveis dimensionais, através de modelos específicos que, uma vez aprendidos, colocam a pessoa como participante real no mundo hoje aberto somente para tecnologia mais avançada.
O Nível 1 traz o conhecimento do mundo tridimensional e permite que o ser humano aprenda utilizá-lo na sua vida cotidiana.
O Nível 2 traz o conhecimento do mundo em movimento caótico, como um processo, e garante domínio pleno deste mundo a partir de acesso ao conhecimento teórico e prático deste movimento, como participante ativo e consciente. Acontece a conquista do mundo da 4ª dimensão.
O Nível 3 é da 5ª dimensão ou dimensão sistêmica ou energética, permitindo conhecer o seu próprio sistema energético, quanto aprender assumir controle e domínio sobre outros sistemas criados. O ensino do 3º Nível ensina o aluno como lidar com o mundo sistêmico, inclusive na sua vida cotidiana.
O Nível 4 é da 6ª dimensão e também faz parte do nosso cotidiano. O ensino apresentado permite ampliar efetivamente as fronteiras existenciais da pessoa, envolvendo tanto homem no seu mundo interno, micro cosmos, quanto participante ativo da Humanidade, descobrindo limites existenciais possíveis do macro cosmos.
Os quatro níveis de ensino estão à disposição dos interessados dentro da grade curricular da Escola. Cada nível é composto de 4 cursos que podem ser concluídos em um ano. Tanto que é perfeitamente possível concluir a aprendizagem em 4 anos. A aplicação prática de conhecimento permite a evolução individual suficiente para participar neste mundo ativamente como ser consciente. Nenhuma máquina será capaz de dominar e controlar sua vida sem a sua aceitação.