Albert Einstein, falando sobre a natureza de qualquer crise, definiu: “A verdadeira crise é a crise da incompetência”. De fato, aumentar os níveis de competência é importante para escapar de todo tipo de problema.
Mas o que é competência? Competência, em primeiro lugar, é uma atuação eficiente dentro da função exercida, conforme as regras estabelecidas e com responsabilidade profissional. Mas nem sempre tudo depende de conhecimento ou de experiência.
A competência supera a capacidade técnica de um profissional. No mundo atual, precisamos usar habilidades, atitudes e conhecimentos que estão além das exigências técnicas.
Ter competência, hoje, consiste em não estar parado, manter-se em movimento. O mundo moderno está baseado em sistemas criados pelo ser humano que conseguem se perpetuar pela presença de energia vital.
As empresas funcionam na base de processos, sempre conectados entre si. Quando os processos estão em movimento, a energia vital está em alta. Quando acontece uma parada em alguns processos, é sinal de que a energia está estagnada, ou seja, de que está sem vitalidade.
O mesmo acontece ao nosso corpo. O entupimento de uma artéria, por exemplo, impede o movimento do sangue e pode provocar doenças sérias.
Então, como saber se a pessoa está em movimento no sistema? Algumas reflexões são importantes para ajudar a aperfeiçoar nossa competência profissional e pessoal.
REALIDADE OBJETIVA
A existência de um espaço vital tem como consequência a geração de uma realidade objetiva, na qual as atividades aparecem de uma maneira visível e material, sempre ligada a um determinado local.
A realidade objetiva pode ser definida como a coexistência do ser humano com o meio ambiente dentro de um local físico.
Ao criar a realidade objetiva, a pessoa se torna visível para o sistema, justamente por ser alguém que realizou algo no local.
A capacidade de reconhecer a realidade objetiva, saber observar a própria presença dentro dela é algo vital tanto para a pessoa quanto para o sistema.
A realidade objetiva sempre é visível e reconhecida pelo resultado material
RECONHECIMENTO DA FUNÇÃO
No processo de trabalho, há hierarquias – chefes e subordinados –, embora todos se esforcem para chegar a um mesmo produto final. Cada funcionário tem uma função e tenta cumpri-la da melhor maneira possível.
Quando queremos saber se somos úteis ao sistema, precisamos conhecer bem qual é a função que desempenhamos dentro do sistema. O sistema não enxerga a pessoa, mas a função que esta exerce.
Ao conhecer estes movimentos, é possível aperfeiçoar a atuação de sua função. Mas ir à luta depende de cada um. O primeiro passo é saber em que consiste o movimento de entrada e saída.
É preciso saber quem é responsável pelo fornecimento do material necessário para o trabalho. Quando se descobre quem é o responsável pela matéria-prima, pode-se acelerar a entrega.
Da mesma maneira, é importante saber a quem serve o que produz, além de entregar seu produto no menor prazo possível e certificar-se de sua recepção.
Desse modo, uma função torna-se impossível sem a outra; e a solução natural é a junção delas, sempre sob a direção do funcionário mais ativo.
MOTIVAÇÃO EM RELAÇÃO AO TRABALHO
A emoção é sempre fator muito significativo, pois indica a capacidade de expressar vitalidade. É algo extremamente importante, mas que não faz parte de seu currículo técnico e não consta em seu contrato de trabalho.
Existem sintomas muito claros da não expressão de vitalidade. De repente, perde-se o interesse geral pelo trabalho. É difícil levantar-se da cama, as horas custam a passar, e a pessoa chega ao fim do expediente sempre muito cansada, mesmo que não tenha trabalhado em demasia.
Com certeza a qualidade de trabalho não vai ser boa, revelando incompetência.
QUALIDADE DE COMUNICAÇÃO
A comunicação é parte extremamente importante na convivência do ser humano e seu meio ambiente. É elemento-chave dos relacionamentos, dentro e fora do sistema, mas, mesmo assim, às vezes não escutamos sequer o que nós mesmos falamos, nem como expressamos as nossas ideias.
Nos dias de hoje, tornou-se crucial participar ativamente do fluxo de informações, tornando-se um consumidor de novos conhecimentos.
Para se manter nesse movimento, é fundamental conhecer as três partes fundamentais deste processo: conteúdo, forma do conteúdo e transmissão. O processo completo é o que torna a comunicação criativa.
A circulação de informação criativa enriquece o intelecto das pessoas, bem como forma seu arquivo de conhecimentos e experiências. É possível, a cada dia, aprender algo novo e que será importante para o futuro. Só é necessário criar o hábito de, no fim do dia, fazer um registro do que foi apreendido. Isso faz com que a pessoa mantenha não apenas sua competência profissional, mas também a competência de viver.
Um sistema incompetente, ou seja, com energia vital estagnada e sem movimento, contagia funcionários de incompetência. E vice-versa. Um funcionário competente contagia os outros e força o sistema a se tornar competente.