Estudando as atitudes comportamentais de pessoas maduras, entendemos que, apesar do crescimento espiritual que desenvolvem durante toda uma existência na matéria densa, renovando suas atitudes e defrontando-se com um extenso campo de transformações biológicas e sociais na idade avançada, guardam sua própria individualidade. Todos temos em comum o fato de pertencermos à mesma espécie, quer dizer, somos semelhantes, mas não iguais.
Há os que dizem que a velhice é somente perda, isolando os velhos de sua convivência, sem se darem conta de que obedecem ao comando de um impulso de medo, pois os velhos representam um espelho em que enxergam, hoje, a realidade que os espera no futuro.
Não esqueçamos, porém, que a cada dia que passa todos estamos envelhecendo. Os processos orgânicos degenerativos são paulatina e gradativamente notados. A velhice é uma vereda obrigatória para todos.
Uma problemática a ser considerada na velhice é o apego às tradições ou o preconceito contra as novidades. Os novos hábitos e mudanças levam a uma insegurança psicológica. Não só na terceira idade, mas em todas as etapas da vida, deve-se fugir dos hábitos, opiniões e ideias conservadoras, porquanto não se pode adotar nada em caráter definitivo. Vale lembrar que: “O mais eficaz dos hábitos é o hábito de saber quando se deve mudar de hábito”.
Na arte de bem envelhecer, podemos dar origem a novas forças e novas aptidões que não puderam ser desenvolvidas anteriormente nas outras fases da vida.
O envelhecimento não é uma perda para aqueles que mantêm uma vida extremamente ativa, para os que continuam combatendo o confinamento de seu mundo íntimo.
Está provado que a atividade e longevidade guardam uma íntima relação com ação e reação. Deixar inertes as forças físicas e mentais faz com que elas se degenerem, visto que a ação laboriosa nos protege de grandes males, como o tédio e a solidão.
O calendário na Terra pode estar passando; entretanto, temos agora o momento perfeito e a idade precisa que nos possibilitam discernir que devemos dar à vida seu alto e justo valor, seja qual for a faixa etária que estivermos atravessando.