
Sempre recomendei às pessoas que moram sozinhas e passam muito tempo fora de casa um animal de estimação, de preferência uma gata.
É já conhecida a importância que a gata tinha no Antigo Egito. Ligado à Bastet (Bastit), à deusa do amor, da alegria e do sexo, o animal era também endeusado. No Antigo Egito fazer mal a um gato era terminantemente proibido. O castigo envolvia a morte, por insistência dos próprios parentes do criminoso, que temiam a ira de Bastet.
No entanto, para dizer a verdade, minha recomendação não tinha muito a ver com o aspecto lendário dos gatos, mas com a necessidade de manter a vitalidade no lar. A pessoa que passa o dia fora, precisa de um local caloroso e tranquilo ao retornar, para recuperar a energia perdida.
Atualmente existe a zooterapia, uma linha terapêutica em que o felino ocupa um lugar importante, ou seja, incentiva-se o contato terapêutico do ser humano com animais, inclusive com os gatos. E a área está cada vez mais valorizada. Minha filha Ilana, psicóloga, está oportunamente concluindo mestrado, em Madrid (Espanha), em etologia, estudo científico do comportamento animal, tanto em ambiente natural quanto em condições controladas.
Neste artigo, no entanto, quero tratar da importância energética dos felinos em nosso lar.
Encontrei uma matéria curiosa no site dzen.ru, do dia 3 de junho de 2025, sobre o significado das cores do gato, compreendido como um curador energético de nossa casa. Eis abaixo um resumo que fiz.
Gatos pretos têm poder energético voltado para a proteção. Esse bichano se considera um guardião e protetor do lar. A presença dele ajuda a neutralizar as influências externas negativas. Os tutores percebem que ele é capaz de reforçar a sensação de proteção. A calma e tranquilidade dele gera sensação de estabilidade. O gato preto ajuda a superar o medo perante o desconhecido, pois está sempre aberto para mudanças. É capaz de captar a chegada de algo novo antes dos tutores, ajudando a prepará-los para a mudança.
Gatos brancos simbolizam luz e tranquilidade. Normalmente associados à limpeza e luz, estes gatos atraem harmonia para dentro de casa, restabelecem o equilíbrio energético, diminuindo o estresse e o desgaste emocional.
Gatos ruivos são fonte de alegria e inspiração. A pelugem ruiva é associada à energia solar, ao calor e à inspiração criativa. A presença do gato ruivo facilita a vida, trazendo otimismo e bem-estar energético e atraindo sorte e prosperidade.
Gatos cinza ou azuis ajudam na eliminação de conflitos, trazendo tranquilidade para dentro de casa. São gentis, leais e sociáveis com a família, embora gostem de ter momentos de independência.
Gatos tricolores, malhados ou tigrados trazem vários tipos de energia. Eles conseguem devolver otimismo ao lar. Comportam-se como defensores, impedindo a entrada de energias negativas, e ajudam seus tutores no restabelecimento da saúde física e mental, principalmente em caso de doenças graves. São muito inteligentes, embora não se entreguem facilmente, tentando preservar sua independência.
Os gatos de pelo longo, como o Persa, tem energia Yin. Seu efeito energético é calmante e relaxante.
Os gatos de pelo curto, como o Siamês ou British, tem energia Yang. São mais ativos e brincalhões. Ajudam no restabelecimento da motivação e da vitalidade.
Seja pela perspectiva terapêutica, seja pela solariana, é muito recomendável ter um gato em casa. Ele se ocupa com a manutenção da vitalidade tanto do ambiente quanto das pessoas que o habitam.