Um dos livros mais impactantes que já li foi Os 4 compromissos, de Don Miguel Ruiz, e hoje gostaria de compartilhar com vocês um pouco do conteúdo deste livro, que acredito ter significado relevante para nosso desenvolvimento e estar alinhado com os ensinamentos de nossa mestra Sofia Mountian.
O autor, Dom Miguel Ruiz, é um mestre espiritual mexicano, nascido em 27 de agosto de 1952, na região rural do México. Ele foi criado em uma família de curandeiros e xamãs da tradição tolteca. Inicialmente, formou-se em medicina e trabalhou como cirurgião, mas, após uma experiência de quase morte, decidiu dedicar sua vida ao estudo da sabedoria ancestral tolteca e ao desenvolvimento espiritual.
Seus ensinamentos se baseiam na filosofia tolteca, que valoriza a liberdade pessoal, a consciência e o autoconhecimento. Estes são aspectos da evolução do ser que também aprendemos aqui no Solaris.
Tentei fazer uma correlação entre os 4 compromissos e o reconhecimento de nossas emoções internas, fator preponderante para nosso crescimento individual. Veja como cada compromisso pode ajudar nesse processo:
- Seja impecável com sua palavra:
Significa falar com integridade, dizer apenas o que realmente quer dizer e evitar usar palavras para falar contra si mesmo ou para fofocar sobre os outros. A palavra tem poder criativo e destrutivo, por isso deve ser usada com responsabilidade e verdade, e isso vai além do não mentir.
Use sua palavra para nomear e expressar seus sentimentos de forma honesta, sem se julgar ou se criticar. Isso cria um espaço de aceitação interna e facilita o autoconhecimento. Este compromisso me lembra daquele poder que existe em honrar a palavra dada, uma característica da nossa integridade. - Não leve nada para o lado pessoal:
O que os outros fazem ou dizem é uma projeção da realidade deles, não da sua. Quando você não leva as coisas para o lado pessoal, evita sofrimento desnecessário, pois percebe que as ações e opiniões dos outros na grande maioria das vezes não são sobre você. Como aprendemos com nossa mestra Sofia, muitas vezes vivemos em total subjetividade imaginando coisas que não estão acontecendo, nos desconectamos da realidade objetiva porque somos influenciados por fatores externos, como opiniões e atitudes de outras pessoas. - Não tire conclusões:
Este é um ponto muito interessante e sem perceber o praticamos constantemente. Tiramos conclusões precipitadas e interpretamos fatos sem ter todas as informações, o que gera mal-entendidos e sofrimento. O autor sugere que você tenha coragem de fazer perguntas e comunicar-se claramente para evitar interpretações erradas. Mais um aspecto aprendido aqui no Solaris, que é entender o mecanismo da comunicação, nosso grande aliado na melhor interação com o mundo. Para isso, evite assumir que entende completamente a origem de suas emoções sem refletir ou investigar a fundo. Aqui relembramos a importância do STOP! Pergunte a si mesmo o que está sentindo e o porquê, em vez de supor ou julgar rapidamente. Isso permite uma compreensão mais profunda e verdadeira dos seus estados emocionais. - Sempre faça o seu melhor:
Seu melhor pode variar de momento para momento, mas, independentemente das circunstâncias, dê o seu melhor. Isso evita arrependimentos e autocrítica, pois você sabe que fez o possível naquela situação. Reconhecer e acolher suas emoções é parte de fazer o seu melhor. Nem sempre será fácil lidar com sentimentos difíceis, mas o importante é se comprometer a cuidar de si mesmo e buscar crescer emocionalmente, respeitando seus limites e celebrando suas conquistas no processo. A busca da evolução é querer fazer o melhor, mas buscando serenidade e conexão com uma dimensão superior que nos ampara nesse caminhar.
E então, faz sentido? Acredito que praticar esses compromissos é uma oportunidade de desenvolver uma relação mais saudável consigo mesmo, promovendo equilíbrio, clareza e bem-estar emocional. Vamos lá praticar e transformar a vida, promovendo liberdade, amor-próprio e relacionamentos mais saudáveis?