Na prática japonesa chamada SOOTAIHO existem exercícios bem simples para quem passa muitas horas em frente ao computador, hábito que pode gerar tensões musculares, dores e até fadiga mental.
Para aliviar esses sintomas, seguem duas sugestões de exercícios descomplicados que podem ser acrescentadas à sua rotina diária.
1º Exercício – Balanço dos Braços

• Posição inicial: em pé ou sentado.
• Movimento: balance os braços para a frente ou para trás, escolhendo a direção mais confortável.
• Repetições: faça de 5 a 10 vezes de forma leve e solta; finalize com 1 repetição no sentido oposto.
• Benefícios: alivia tensões no peito, ombros, costas, pescoço e braços. Também reduz o cansaço visual e transforma a sensação de fadiga em disposição e alegria.
2º Exercício – Mobilidade dos Ombros

• Etapa 1: levante os ombros e solte-os junto com a respiração. Observe qual lado está menos pesado. Em geral, destros percebem o lado esquerdo mais leve e canhotos o direito, mas isso pode variar.
• Etapa 2: levante o ombro mais confortável, segure por 3 a 5 segundos e solte acompanhando a respiração. Repita 5 vezes do lado mais fácil e 1 vez no outro.
• Etapa 3: gire os ombros para a frente e para trás, identificando o lado mais solto. Repita 5 vezes no lado fácil e 1 vez no lado oposto.
• Benefícios: reduz dores de cabeça, tensões na cervical, costas e nuca, além de aliviar o peso nos ombros, braços cansados e fadiga ocular.
Esses movimentos simples podem ser realizados em qualquer pausa durante o trabalho. Incorporá-los à rotina ajuda a prevenir dores, melhorar a postura e trazer mais energia ao longo do dia.
Que tal experimentar?