Umeboshi é a conserva feita do ume. Ume é uma fruta proveniente da China. Ela foi introduzida no Japão no ano 710 e no Brasil, ainda com uma forma precária de produção, na passagem da década de 1950 para a de 1960, mas, para os imigrantes japoneses, já eram boas novas. Sua árvore dá frutos uma vez ao ano – no Brasil geralmente entre agosto e setembro, sendo que hoje a produção nacional atende ao consumo do país. Ume é usado para fazer conservas, umeboshi, aperitivos, vinagres, xaropes de várias frutas, extratos para curar problemas intestinais etc.
Sua flor branca é pequena e delicada, mas resistente à neve. No Japão, ume (aparelho digestivo), pinheiro (depurativo) e bambu (drenagem de água linfática) são utilizados juntos em cerimônias especiais, como casamentos e no Ano Novo.
Uma vez transformado em conserva (umeboshi), o ume torna-se muito ácido e salgado, mas, puro alcalino, equilibra o seu PH.
Há várias maneiras de se preparar a conserva de ume, mas como é preciso de pelo menos 3 dias de sol para a fruta secar, é mais fácil adquirir o umeboshi pronto. É possível achá-lo com facilidade em lojas de produtos alimentícios orientais, como no bairro da Liberdade na cidade de São Paulo.
No Japão o ume é usado para manter a saúde e a longevidade, servindo para diversas doenças básicas, tais como: resfriados, problemas estomacais e intestinais. Entre outras funções, atua como depurativo do sangue, é desintoxicante e desinfetante e ajuda em casos de esgotamento físico e mental e na manutenção do aparelho digestivo.
Uma sugestão útil e prática é levar umeboshi quando for viajar: tome com água ou deixe dissolver aos poucos na boca, pois ele ajuda a combater problemas intestinais, estomacais, ânsias de vômito, mal-estares, dores de cabeça etc.
É recomendável consumir de 1 a 2 unidades de umeboshi ao dia. Se achar o gosto muito azedo, ponha-o um tempo submerso em água e então o coloque na boca, deixando-o dissolver-se. Você vai se sentir revitalizado, porque o umeboshi produz efeitos benéficos no fígado e na vesícula, além de melhorar a fadiga e o mau humor.
A seguir, algumas receitas de ume que podem ser preparadas em casa.
Xarope de ume
Ingredientes:
– 1kg de ume verde – na época de colheita, entre agosto e setembro, o ume pode ser encontrado em feiras de rua, geralmente com feirantes de origem japonesa, ou no bairro da Liberdade em São Paulo
– 1,2kg de açúcar cristal demerara
Lave e seque bem as frutinhas, junte 3 a 4 palitos, amarrados com um elástico, e fure-as para facilitar a penetração do açúcar.
Coloque tudo num vidro de boca larga alternando ume e açúcar e finalize com açúcar. Tampe bem e reserve num local escuro e fresco durante 2 meses. Após esse período, coe. Tome todo dia 1 colher de sopa do xarope com cerca de meio copo de água. O xarope pode ser utilizado também para fazer gelatinas e refrescos com várias frutas.
Ume com vinagre
– 1kg de ume verde ou quase maduro
– 1kg de açúcar cristal demerara
– 1l de vinagre balsâmico ou de maçã
Lave bem as frutas, seque-as e coloque-as num vidro de boca larga junto com o açúcar e o vinagre. Tampe bem e guarde num local escuro e fresco por 2 a 3 meses. Coe e utilize para molhos de salada, doces, temperos etc. Pode ser tomado como aperitivo diário – uma colher de sopa ao dia – puro ou acrescentando um pouco de água. Essa mistura elimina o cansaço, melhora o humor além de ter efeito revigorante.
Loção de umeboshi (ume em conserva)
– 10 unidades de umeboshi – fure-os com um palito e deixe de molho em água para tirar o excesso de sal
No dia seguinte espalhe as unidades de umeboshi num pano de prato para retirar a água. Então, passe álcool num vidro de boca larga e coloque o umeboshi. Acrescente 500ml de pinga, feche bem a tampa e reserve num local fresco por 3 meses.
Para finalizar a loção, misture 1 porção do preparo com 2 porções de água. Conserve na geladeira para manter as propriedades.
Para usar, umedeça um pouco de algodão na mistura e bata levemente no rosto para refrescar e embelezar a pele – é ótimo para manchas, rugas, espinha etc.
Inclua o umeboshi no seu dia a dia e revitalize-se!
(Para quem se interessar, Setsuko Kobashi irá fornecer em breve umeboshi no Solaris. Para mais informações, entre em contato conosco.)