O pepino é da família das cucurbitáceas, típica dos trópicos, assim como a abóbora, o chuchu, o melão e a melancia. O fruto do pepineiro é uma hortaliça refrescante, ideal para os dias quentes.
O pepino é um ótimo tônico para o fígado, os rins e a vesícula. Pelo alto teor de sílica e flúor, fortifica os cabelos e as unhas. Seu suco é também muito utilizado nas inflamações do tubo digestivo e da bexiga. O pepino exerce ação purificante e deve ser consumido de preferência com a casca (bem lavada!), pois é nela que se acham as substâncias que o tornam um bom digestivo. É um diurético natural e de grande valia na dissolução de cálculos renais. E ainda rico em potássio, o “mineral da juventude”: dá flexibilidade aos músculos e elasticidade às células da pele.
O pepino contém a maioria das vitaminas necessárias para o dia a dia, tais como: vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, C, ácido fólico, cálcio, ferro, magnésio, potássio e zinco. Assim, quando bater aquele cansaço no fim do dia, substitua o café por um pepino: este traz uma “animação” muito mais duradoura e não está imbuído de todos os malefícios da cafeína, como a acidez . Comer um pepino ao sentir aquela fome no meio da noite é também uma ótima opção, pois ele traz uma sensação longa de saciedade.
Na dieta, o pepino não precisa ser usado apenas cru, embora a melhor forma de ingeri-lo seja mesmo in natura (sempre fresco e bem higienizado): quando cortado e temperado, torna-se indigesto.
Mas essa poderosa hortaliça é ainda mais versátil do que imagina. Caso não tenha em casa um lubrificante para tirar o barulhinho chato da porta rangendo, ponha uma fatia de pepino no lugar com problemas e aproveite o silêncio. Quando o espelho do banheiro embaçar, esfregue uma rodela de pepino nele: a neblina irá embora, e o espelho ficará reluzente. Já se as lesmas e os caramujos estiverem arruinando as plantas de seu jardim, coloque ali algumas rodelas de pepino num pratinho (mas que não seja de ferro nem de alumínio), e as pestes vão ficar bem longe.
Muito usado também como recurso cosmético, pode-se cortar o pepino em rodelas e aplicá-las diretamente no rosto por uns 10 minutos. E por fim, mas não menos útil, para evitar a ressaca do dia seguinte, coma algumas fatias de pepino antes de dormir. Os pepinos contêm açúcar, vitaminas B e eletrólitos suficientes para repor os nutrientes essenciais que o corpo perde depois de uma boa bebedeira: é tiro e queda.